Setúbal retoma campanha de vacinação antirrábica

Autarquia reabre serviços de vacinas e colocação de 'microship' para cães 

A Câmara de Setúbal informou esta quinta-feira que a campanha de vacinação antirrábica, para controlo de zoonoses em cães, será retomada este mês e decorrerá até ao fim do ano no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. As zoonoses  são provocadas por diversos microrganismos, que provocam diferentes doenças e de gravidade variável nos animais e no homem. Em comunicado, o município explicou que a campanha de vacinação e identificação eletrónica esteve suspensa devido à "crise sanitária da covid-19", mas vai reiniciar no presente mês de Agosto no centro de recolha do município, que se localiza junto ao Parque Municipal de Poçoilos. 
Serviços veterinários voltam a abrir

"Os interessados nestes serviços, este ano destinados exclusivamente a cães, devem fazer marcação pelo contacto telefónico 910 531 905 e realizar o agendamento nas datas disponibilizadas, com opções nos períodos da manhã e de tarde", explicou.
De acordo com a autarquia, a marcação apenas estará disponível durante a tarde, entre as 14 e as 16h30, nos dias 12 e 18 de Agosto, 9, 17 e 23 de Setembro, 1, 7 e 14 de Outubro, em 25 de Novembro ou a 16 de Dezembro.
Já durante a manhã, das 10  às 12h30, as marcações apenas podem ser efetuadas nos dias 27 de Agosto, 4, 8, 16, 22 e 29 de Setembro, em 6 e 13 de Outubro, em 11 de Novembro ou a 2 de Dezembro.
"Em virtude dos constrangimentos motivados pela crise sanitária, os médicos veterinários responsáveis pela execução destes serviços não se deslocam, como habitualmente, às freguesias do concelho, sendo que diariamente é atendido um máximo de dez pessoas com o máximo de 15 animais", justificou.
Pelo mesmo motivo, referiu, a campanha deste ano também não poderá assegurar a identificação eletrónica em gatos.
De acordo com a Câmara de Setúbal, a vacina antirrábica tem um custo de 10 euros, enquanto a aquisição da vacina e do 'microship' identificador custa 13,50 euros, um valor que inclui o boletim sanitário.
Na nota divulgada, a autarquia lembrou ainda que durante a realização destes serviços "as pessoas devem respeitar e cumprir as regras e orientações da Direção-Geral da Saúde para prevenção da transmissão da covid-19, concretamente no que respeita a etiqueta respiratória, desinfeção, uso de máscara e distanciamento social".

Agência de Notícias

Comentários