Montijo comemora 35.º aniversário da cidade

Inauguração da ciclovia Montijo-Pinhal Novo e a exposição “Através da Pele” em dia de aniversário

Montijo assinala o seu 35.º aniversário de elevação a cidade, no dia 14 de Agosto, a partir das 17 horas, com duas inaugurações: a ciclovia Montijo-Pinhal Novo e a exposição “Através da Pele”. Assim, na sexta-feira, às cinco da tarde, no Largo da Estação, será inaugurada a ciclovia Montijo-Pinhal Novo, construída na antiga linha de caminho-de-ferro, um investimento que ultrapassou os 726 mil euros, sendo que metade o investimento veio de fundos europeus. Às 18 horas, na Galeria Municipal do Montijo terá lugar a inauguração da exposição “Através da Pele”, do artista plástico italiano, Tony Cassanelli. O momento vai contar com a atuação do fadista montijense, Tiago Correia.
Montijo é cidade desde 1985 

Era uma das obras mais aguardadas nos últimos anos e agora, de forma oficial, a ligação do Montijo ao Pinhal Novo, por ciclovia, é agora uma realidade que pode aproximar os munícipes das duas localidades e apelar mais ao uso da bicicleta como meio de transporte inter-urbano.    
Esta foi, explica a Câmara do Montijo, "uma intervenção de alcance intermunicipal executada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, decorrente de uma candidatura municipal ao POR Lisboa 2020. Um investimento no valor global de 726 mil 289 euros com financiamento europeu (50 por cento) de 363 mil 144 euros". 
Denominado de Montijo Ciclável, trata-se de "uma via destinada à utilização de ciclistas e, também, de peões, procurando promover a mobilidade quotidiana sustentável, com repercussão na proteção do ambiente e, consequentemente, na qualidade de vida das populações", diz a Câmara do Montijo. 
De momento o concelho já tem mais de 20 quilómetros de ciclovias, mas, muito em breve, poderá ficar com muitos mais, tantos são os projetos prestes a entrar em execução. A obra que será inaugurada liga o Montijo ao Pinhal Novo e terá uma extensão de quase dez quilómetros. “É uma obra bem aceite por toda a população que, apesar de ainda não estar concluída, já está a ser utilizada, seja por ciclistas seja por peões”, disse Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo. 
A ciclovia segue o caminho da antiga linha de caminho-de-ferro que ligava a estação do Pinhal Novo à estação do Montijo, será inaugurada às 17 horas. 

Tony Cassanelli expõe “Através da Pele”
Uma hora depois, na Galeria Municipal do Montijo terá lugar a inauguração da exposição “Através da Pele”, o artista plástico italiano, Tony Cassanelli. O momento vai contar com a atuação do fadista montijense, Tiago Correia. "Durante o evento e no cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde, é obrigatório o uso de máscara e o respeito pelo distanciamento social", lembra a autarquia.
O artista propõe uma exposição que nos convida a uma reflexão, como o título indica, sobre a pele, que diz, o autor, “ser o corpo da alma”. Pretende o autor, uma exposição imersiva, muito ao sabor desta nova “normalidade” que vivemos hoje, uma exposição que oferece momentos reflexivos, de introspeção pessoal, convidando as pessoas a “penetrar” no espaço que as rodeia.
Tony Cassanelli nasceu em Bari, Itália, em 1979. Já recebeu vários prémios, participa em diversas exposições coletivas e individuais, a sua obra está presente em coleções particulares em Itália, Suíça, Noruega, Estados Unidos e Portugal. Depois de percorrer o Mundo decidiu fixar-se em Portugal, mais precisamente no Montijo onde está a construir a sua casa e o seu ateliê.
Recorde-se que a vila do Montijo foi elevada a cidade no dia 14 de Agosto de 1985.

Agência de Notícias 

Comentários