Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Festa da Atalaia quer chegar à final das 7 Maravilhas

760 207 815 o número para ajudar a colocar a Festa Grande na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular


É já no domingo, 23 de Agosto, que a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia participa na semifinal nacional do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, em Salir, Loulé, para tentar conquistar um lugar na final. E neste campo, o município do Montijo conta com o seu voto para levar até à final nacional a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia que, se festeja há mais de 500 anos. Apesar da erosão que os tempos inevitavelmente produzem nas tradições populares a Festa da Atalaia, com os seus rituais e a sua magia, tem ainda raízes muito profundas entre as populações camponesas do trajeto imaginário que se estende da Azóia [Sesimbra], à Quinta do Anjo, Pinhal Novo, Olhos de Água e Carregueira, Jardia e se prolonga pelo Alto Estanqueiro às regiões de Montijo, Alcochete e Pegões. A Câmara de Palmela [de onde chegam três cirios] apoia a candidatura, tal como a junta de freguesia do Castelo [Sesimbra] e a união de freguesias da Atalaia, Alto Estanqueiro e Jardia. Até este domingo, as candidaturas estão a votação do público. O número da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é o 760 207 815. "Ligue e ajude-nos a ser uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular!", salienta a Câmara do Montijo.

A Câmara Municipal do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, ou Festa Grande, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região.
Até este domingo as candidaturas estão a votação do público. O número da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é o 760 207 815. "Ligue e ajude-nos a chegar à final nacional das 7 Maravilhas da Cultura Popular!", salienta a Câmara do Montijo.
"O envolvimento de toda a comunidade e população não só do concelho do Montijo, mas dos concelhos vizinhos foi decisivo para alcançarmos este resultado. O nosso reconhecido agradecimento a todos aqueles que votaram e que apoiaram publicamente a candidatura, desde os representantes dos vários círios, à madrinha da candidatura, Elisabete Jacinto, Junta da União das Freguesias de Alto Estanqueiro-Jardia, Paróquia da Atalaia, Câmara de Palmela, Câmara de Alcochete, Junta de Freguesia de Alcochete e Junta de Freguesia do Castelo, em Sesimbra", disse a Câmara do Montijo.
O município do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, ou Festa Grande, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, "procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região".
A candidatura teve o patrocínio da PopularFM e da ADN-Agência de Notícias que organizaram um grande debate sobre o passado, o presente e o futuro da festa, transmitido em direto na PopularFM a partir da Atalaia, com todas as entidades que organizam a festa bem como a realização de documentários visuais, produzidos pela ADN-Agência de Notícias, que tiveram perto de 20 mil visualizações.
Elisabete Jacinto, uma das mais conhecidas figuras do desporto motorizado nacional, é a madrinha da nossa candidatura. Natural do Montijo, foi com satisfação que aceitou o convite para ser madrinha e faz questão de deixar um apelo ao voto: “este ano, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular, mas para vencer precisamos do seu voto. Ligue e vote na centenária Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, uma das mais antigas romarias marianas portuguesas”.

Uma festa com mais de 500 anos 
A Festa de N.ª Sra da Atalaia decorre no último fim de semana de Agosto, na Atalaia, concelho do Montijo. Desconhece-se a data da primeira romaria pelo que a romaria dos Oficiais da Alfândega, em 1507 (motivada pela peste que grassou por Lisboa), é tida como o grande momento expansionista do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia.
Ao longo dos séculos, esta romaria chegou a contar com cerca de oitenta confrarias e círios. Em 1823 eram trinta e quatro (o máximo conhecido, num só ano), hoje restam seis círios: o Círios dos Marítimos de Alcochete, que festeja na Páscoa e cinco outros Círios, pela Festa Grande: Azóia, Quinta do Anjo, Carregueira, Olhos de Água e Círio Novo.
"Inicialmente, os romeiros transportavam e colocavam junto ao altar do Santuário uma vela grossa, um círio, de onde resultou o nome dado às romarias organizadas. Hoje, transportam as bandeiras que identificam a sua proveniência e promessa por determinada povoação, localidade ou comunidade", conta a autarquia.

Palmela apoia Festa da Atalaia a Maravilha da Cultura Popular
Palmela apoia a candidatura da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, no Montijo, às 7 Maravilhas da Cultura Popular.
"Até 23 de Agosto, vote através do 760 207 815 e ajude esta manifestação cultural secular a chegar à final nacional do concurso", pede autarquia.
O concelho de Palmela tem uma particular importância histórica no contexto da romaria a Nossa Senhora da Atalaia. Anualmente, no último fim de semana de Agosto, três círios do concelho (Quinta do Anjo, Carregueira e Olhos de Água) realizam a romaria ao santuário, numa demonstração de fé, tradição e ligação secular da população à “Festa Grande”.
"A Câmara do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia às 7 Maravilhas da Cultura Popular, procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região", diz a autarquia de Palmela.
O concurso 7 Maravilhas de Portugal tem como objetivo "divulgar os valores positivos de uma identidade nacional forte, elegendo o que de melhor Portugal tem e destacando as tradições associadas às várias regiões do país".
A Festa da Atalaia terá pela frente outras 13 eventos da cultura popular de todo o país. Abertura das Tralhas, da Vidigueira. Bailinho da Madeira, os Bonecos de Estremoz, o Colete Encarnado de Vila Franca de Xira, Criptojudaísmo de Belmonte, os Fachos do Machico [Madeira], Festas da Espiga, em Loulé, Festa da Transsumância e dos Pastores, em Seia. Festas de São João de Braga, Festas em Honra do Divino Espírito Santo nos Açores, Olaria Pedrada de Niza, Romaria São João d'Arga, em Caminha e Festas de Santo António, em Lisboa.
A edição de 2020 é dedicada à Cultura Popular, através da eleição das 7 Maravilhas do património cultural material e imaterial de Portugal. A RTP é a televisão oficial e o projeto conta com o alto patrocínio do Presidente da República.


0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010