Canadianos podem comprar Almada Forum

Dificuldades financeiras dos donos do maior espaço comercial da cidade pode acelerar negócio 

A espanhola Merlin Properties, dona do Almada Forum, está na agenda de investimentos dos canadianos da Brookfield. O fundo de investimento, escreve o Dinheiro Vivo, pretende entrar na estrutura acionista da gestora de ativos imobiliários espanhola, que perdeu perto de metade do valor em bolsa por conta da pandemia da covid-19, noticia esta terça-feira o jornal Expansión. Recorde-se que os espanhóis compraram o centro comercial em 2018 por quase 407 milhões de euros. O Almada Forum, inaugurado em 2002, recebe cerca 15 milhões de visitantes por ano e está próximo da ocupação total, com 98 por cento da área alugada. As receitas anuais do 'shopping' em rendas atingiram 24 milhões de euros e a empresa vê possibilidade de crescimento.
Almada Forum foi inaugurado em 2002 

Desde o início do ano que a Brookfield tem manifestado interesse em entrar no capital da dona do Almada Forum e do Monumental (entre outros ativos em Portugal). A pandemia abrandou um pouco os planos, contudo, a forte desvalorização da Merlin na bolsa espanhola reanimou o interesse dos investidores canadianos. 
Para entrar no capital da dona do Almada Forum, a Brookfield terá de convencer, por exemplo, o banco Santander, o maior acionista (22 por cento do capital), e também fundos de investimento como o Blackrock, que detém quatro por cento das ações. Nesse cenário, os investidores admitem lançar uma oferta pública de aquisição no mercado para também conseguir captar o interesse do retalho. 
Além do Almada Forum, os espanhóis da Merlin são os promotores da plataforma logística Lisboa Norte. Localizado em Castanheira do Ribatejo, este complexo logístico implica um investimento de 147 milhões de euros e deverá ter o primeiro armazém concluído no início de 2021. 
A Merlin Properties negoceia na Bolsa de Lisboa desde meados de Janeiro de 2020 como uma sociedade de investimento e gestão imobiliária.

Em 2018 espanhóis compraram centro comercial por 406 milhões de euros 
Voltando atrás no tempo, em Julho de 2018, o Centro comercial Almada Forum foi vendido à espanhola Merlin Properties por 406,7 milhões de euros. A intenção de a empresa espanhola comprar este 'shopping' à norte-americana Blackstone (gestora de fundos imobiliários) já tinha sido noticiada no início desse ano.
O CEO da Merlin Properties, Ismael Clemente, referiu nesse ano que "o Almada Forum é um exemplo de um activo excepcional que raramente se encontra no mercado. A preferência dos portugueses é pelos centros comerciais de qualidade. Apesar da concorrência dos canais online, o formato dos centros comerciais continua a crescer a um ritmo forte na Península Ibérica".O Almada Forum, inaugurado em 2002, tem uma superfície bruta arrendável de cerca de 82 mil metros quadrados, dos quais 22 mil metros são um supermercado Jumbo, da Auchan, que inclui 5500 lugares de estacionamento. Tem ainda centenas lojas e cinemas NOS.
O Almada Forum recebe cerca 14,4 milhões de visitantes por ano e está próximo da ocupação total, com 98 por cento da área alugada. As receitas anuais do 'shopping' em rendas atingiram 24 milhões de euros e a empresa vê possibilidade de crescimento.

Agência de Notícias

Comentários