Setúbal vai substituir 10 mil lâmpadas por iluminação LED

Iluminação ganha eficiência no concelho sadino

A Câmara de Setúbal vai substituir mais de 10 mil lâmpadas dos espaços públicos por iluminação economizadora de energia, com o objetivo de reforçar a eficiência energética do concelho. Esta medida da autarquia representa uma poupança mínima de 60 por cento de energia. Atualmente, existem 24 mil lâmpadas no concelho, sendo que oito mil são de iluminação eficiente. “Com este contrato, o concelho passa a ter mais de 18 mil lâmpadas eficazes”, afirmou a vereadora do Ambiente do município de Setúbal, Carla Guerreiro. “É uma preocupação municipal o consumo de energia atual, que se reflete em custos elevados, na fatura energética e no ambiente. Assim, ganha o município e ganha o ambiente”, acrescentou a autarca. 
Autarquia quer poupar no preço da iluminação 

A Câmara de Setúbal vai proceder à substituição de mais de 10 mil luminárias de iluminação pública por lâmpadas economizadoras de energia, como medida de reforço da eficiência energética em todo o concelho.
O município atesta a poupança direta mínima de 60 por cento de energia com esta medida, aplicada através de um procedimento para determinação de adjudicatário em contrato de gestão de eficiência energética, o qual permite ao território de Setúbal uma cobertura de cerca de 80 por centro de lâmpadas LED.
Existem atualmente 24 mil luminárias no concelho, das quais oito mil são de iluminação eficiente. “Com este contrato, o concelho passa a ter mais de 18 mil lâmpadas eficazes”, vinca a vereadora da autarquia do Ambiente, Carla Guerreiro.
A intervenção, feita pela primeira vez pelo município com recurso a concurso próprio, segundo a autarca, “constitui um instrumento de execução do plano nacional de ação para a eficiência energética”.
Aprovado pela Assembleia Municipal de Setúbal, este regime de contratação é aplicável à formação e execução de contratos de gestão de eficiência energética, a celebrar entre empresas entidades publicas e empresas de serviços energéticos.
Neste quadro, a Câmara de Setúbal entendeu elaborar, na sequência de uma auditoria energética e Medidas de Racionalização de Energia, um procedimento com vista à celebração de um contrato de gestão de eficiência energética para a iluminação publica no Concelho de Setúbal.
O município pretende, no quadro da eficiência energética, “implementar diversas ações, consideradas fundamentais”, e contribuir para que Portugal possa alcançar e suplantar os objetivos fixados no âmbito da política de eficiência energética.
“É uma preocupação municipal o consumo de energia atual, que se reflete em custos elevados, na fatura energética e no ambiente. Assim, ganha o município e ganha o ambiente”, conclui a vereadora Carla Guerreiro.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários