Festas da Moita no top 3 dos EcoEventos do distrito

Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem são exemplo de "boas práticas ambientais"


As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, no município da Moita, foi um dos EcoEventos que se destacaram pela "quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem e pelo compromisso demonstrado de responsabilidade ambiental", diz a Câmara da Moita em comunicado. A Amarsul, entidade responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos nove municípios da Península de Setúbal, apresentou o Top 3 dos EcoEventos realizados que lideraram a reciclagem na região em 2019. Sendo o único evento popular a integrar os três primeiros lugares, a Festa da Moita reuniu quatro toneladas de resíduos recicláveis. O Sol da Caparica, na Costa de Caparica, em Almada e o Super Bock Super Rock, no Meco, no concelho de Sesimbra, foram os outros vencedores.
Moita está a conseguir ser referência na área ambiental 

Os outros dois primeiros lugares foram atribuídos a festivais de música em recinto fechado, designadamente o “Sol da Caparica”, na Costa de Caparica, em Almada e o 25º Super Bock Super Rock, no Meco, no concelho de Sesimbra.
"O EcoEvento é uma iniciativa da Amarsul, que desafia os municípios e os seus eventos a assumirem um compromisso de sustentabilidade e de redução do impacte ambiental", diz a autarquia.  
Em 2019, pelas contas da Amarsul, "permitiu encaminhar para reciclagem um total de 28 toneladas de resíduos recicláveis. Os eventos aderentes, receberam equipas especializadas de sensibilização e educação ambiental com vista ao aumento da reciclagem e apoio na gestão adequada dos resíduos, sendo recompensados no final com uma contrapartida financeira de acordo com a quantidade de resíduos recolhidos seletivamente no período da realização do evento", referiu a empresa.
Este projeto, foi cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa "aumentar e otimizar as quantidades de recicláveis separados na origem", conclui ainda a Amarsul.

Moita na linha da frente na separação de resíduos urbanos 
Esta não é a primeira vez a Amarsul coloca o município da Moita nas "boas práticas ambientais". Dados divulgados recentemente, a entidade responsável pela recolha dos resíduos urbanos nos nove municípios da Península de Setúbal, revelam resultados muito animadores relativamente à evolução das práticas de deposição seletiva da população do concelho da Moita. De acordo com a autarquia, de "2019 para 2020, estima-se que a variação na recolha seletiva de resíduos por parte da Amarsul no concelho da Moita represente um aumento de 61,9 por cento", o que significa que, em média, "este ano, cada habitante do concelho irá separar 48 quilos de resíduos, superando a meta definida por aquela entidade que se situa nos 45 quilos por habitante".
Este aumento na deposição seletiva é, explica a Câmara da Moita, "mais expressivo ao nível dos resíduos de plástico e metal com mais 87 por cento em relação a 2019 (mais 480 toneladas) e nos resíduos de papel e cartão, com mais 76, 8 por cento, relativamente ao ano anterior (mais 718 toneladas)"
O pior é mesmo a recolha de vidro. Ainda assim a população do concelho usou mais o vidrão.  "O aumento na recolha de vidro usado é apenas de 12,7 por cento, com mais 72 toneladas do que em 2019", de acordo com a projeção efetuada para o fecho do ano 2020, com dados reais até ao final de Maio.
Estes resultados positivos estarão relacionados com a multiplicação dos pontos de recolha seletiva implementada pela Amarsul, mas também com a melhoria da sensibilização e das boas práticas da população do concelho da Moita. 
Recorde-que o Município da Moita, nos últimos três anos, tem vindo a promover campanhas de sensibilização ambiental, com o lema “Todos Juntos por Um Melhor Ambiente”, cuja última fase, lançada na Semana Europeia do Ambiente, no passado mês de Novembro, foi precisamente dedicada à separação dos resíduos.

Agência de Notícias

Comentários