Alcácer do Sal abre extensão de Saúde na Palma

Autarquia investe 100 mil euros que irá trazer cuidados de saúde a 300 utentes 

A nova extensão de Saúde de Palma, no concelho de Alcácer do Sal foi inaugurada após um investimento municipal de 100 mil euros, para evitar “o fim dos cuidados primários” a cerca de 300 utentes,  na maioria idosos, mas também pessoas que trabalham e carecem de cuidados de saúde devido à distância do centro de saúde de Alcácer do Sal. “Estava em sério risco o fim das consultas e dos cuidados primários de saúde na aldeia de Palma. Como a primitiva instalação estava numa casa particular e não oferecia condições, adquirimos um espaço para a nova extensão de saúde”, disse o presidente da Câmara da autarquia do distrito de Setúbal, Vítor Proença.
Palma ganha nova unidade de saúde 

Segundo o autarca, a Câmara de Alcácer do Sal decidiu adquirir o edifício, no centro da aldeia de Palma, a cerca de 17 quilómetros da sede do concelho, depois de entender “que do lado do Ministério da Saúde não havia qualquer disponibilidade para a aquisição ou arrendamento de um espaço novo”.
“A Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral dotou [o espaço] de mobiliário, equipamento informático e rede de dados para garantir o seu funcionamento e a Câmara de Alcácer do Sal investiu 100 mil euros para criar condições para os profissionais e utentes com dois gabinetes médicos e espaço climatizado“, frisou.
O equipamento, que vai ser gerido pela Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral, serve uma população de cerca de 300 utentes, “a maioria idosos”, mas também “trabalhadores do setor agrícola, pessoas que trabalham” em Alcácer do Sal e Setúbal “carentes de cuidados primários de saúde porque a distância para o centro de saúde de Alcácer do Sal ainda é significativa”, diz o autarca.
Durante a cerimónia de inauguração, que se realizou ao final do dia desta quarta-feira, foi assinado o contrato de comodato entre o município de Alcácer do Sal e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, que estabelece uma parceria entre ambas as entidades por forma a garantir a prestação de cuidados de saúde na aldeia de Palma.
“Pretendemos que haja um reforço na regularidade das consultas médicas estando o equipamento dotado de todos os meios para a emissão das receitas”, exemplificou Vítor Proença.
Recorde-se que, com a instalação desta unidade, a "Câmara Municipal substituiu-se ao Ministério da Saúde e do Governo neste dever, de modo a que, com este equipamento fundamental, a população não perdesse o acesso local a consultas médicas, estando o Executivo permanente empenhado em que a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano mantenha as consultas regulares em todos os pontos do concelho", concluiu o autarca de Alcácer do Sal.

Agência de Notícias 

Comentários