PS anuncia nova fábrica da LaserPerformance em Setúbal

Empresa com capacidade de produção de três mil barcos e criação de 100 postos de trabalho

Em visita aos concelhos de Setúbal, Alcácer do Sal e Sines, os deputados eleitos pelo distrito de Setúbal, anunciaram que o projeto da LaserPerformance para construir uma nova unidade fabril, em Setúbal, foi aprovado pelo Portugal 2020. A informação foi transmitida aos socialistas pela construtora de veleiros, na semana passada. O investimento deverá apresentar capacidade para produzir “três mil barcos e criar 100 postos de trabalho até final de 2021”, adiantaram ainda os deputados do PS, num comunicado a resumir um périplo que efectuaram pelos três concelhos do distrito. Estes contactos decorrem no contexto do lançamento do Programa de Estabilização Económica e Social apresentado recentemente pelo Governo, que "procura apoiar uma retoma sustentada da atividade económica e social do país", disseram ainda os socialistas. 
A empresa fabrica veleiros desportivos 

A LaserPerformance, empresa dedicada à construção naval, já tinha anunciado no início deste ano,  que vai investir oito milhões de euros em Setúbal nos próximos dois anos com a construção de um Eco-Campus. 
E na primeira fase, que se encontra em processo de licenciamento na Câmara de Setúbal, o projecto irá criar, “aproximadamente 50 postos de trabalho”, disse na altura Valdemar Moura, diretor-geral da empresa líder mundial na construção de veleiros.
O Eco-Campus que representa uma unidade industrial para a produção de veleiros e uma de logística, cada uma com quatro mil metros quadrados, “ficará próximo ao Instituto Politécnico de Setúbal” revela Valdemar Moura, “sendo esse um dos motivos que levou à escolha da localização para o projeto e de Setúbal”.
A isto une-se “a ligação de Setúbal ao rio e mar e as vias de comunicação do concelho com a região”, assume Valdemar Moura.
Quanto ao arranque da construção do Eco Campus “a primeira fase inicia ainda para este ano, apesar das condicionantes que a pandemia actual está a impor ao mercado”, comenta Valdemar Moura.
A primeira fase deve estar concluída “até 2021, tendo sido esse o compromisso assumido com a autarquia”. Mas, para o diretor-geral da LaserPerformance, “o ideal seria que todo o projeto ficasse construído nos próximos dois anos”. Não sendo possível “fica o compromisso de ter a totalidade concluída em 2024”.

Deputados socialistas avaliam empresas do distrito 
Os parlamentares socialistas dividiram-se em duas comitivas: uma composta por Eurídice Pereira, André Pinotes Batista e Fernando José, que se deslocou a Setúbal; e outra que juntou Filipe Pacheco, Sofia Araújo e Clarisse Campos, em Alcácer e Sines.
Em Setúbal, a comitiva socialista – que englobou ainda os vereadores locais Fernando Paulino, Paulo Lopes e Joel Marques – visitou, além da LaserPerformance, a empresa City Print e a Associação de Socorros Mútuos Setubalense.
No litoral alentejano, a outra comitiva dos deputados do PS visitou a freguesia do Torrão – onde reuniu com o executivo da junta local, membros da assembleia de freguesia, a vereadora na Câmara de Alcácer, Mara Marques, e um representante da GNR. 
Seguiu-se a visita Sines, que foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, entre outros, e que contemplou a deslocação à Gypfor empresa de gessos laminados localizada na Zona Industrial de Sines. 
Conduzidos pelo seu principal acionista, o Eng. Pedro Jordão, a comitiva ficou a conhecer a forma como esta empresa está "a ultrapassar a atual crise, desde logo garantindo os postos de trabalho e procurando diversificar os mercados para exportação", diz a nota de imprensa.
A iniciativa dos deputados do PS, realizada no âmbito dos périplos regulares efetuados pelo distrito, teve por base o lançamento do Programa de Estabilização Económica e Social apresentado recentemente pelo Governo.

Agência de Notícias 

Comentários