Percurso pedonal avança na Quinta do Conde até Coina

Incentivar mobilidade pedonal e facilitar acesso aos transportes públicos 

O concurso para requalificação do percurso pedonal junto à Estrada Nacional 10, entre a Avenida de Negreiros e o limite norte da freguesia da Quinta do Conde, próximo da Estação Ferroviária de Coina, foi aprovado pela Câmara de Sesimbra, em reunião do executivo. A obra está integrada no projeto intermunicipal HUB 10, e prevê a criação de um corredor que se desenvolve desde o Cabeço do Melão até ao concelho do Barreiro, que fará a ligação a vários equipamentos, como o espaço de fitness, o Parque da Vila, o Skate Park, o Parque da Várzea ou o Jardim do Pinheiro e a rede de transportes públicos.
Investimento melhora circulação 


O objetivo, diz a autarquia, é "criar um percurso pedonal com quase três quilómetros, que incentive a mobilidade pedonal suave, e facilite a ligação entre paragens de transportes públicos, espaços verdes, zonas comerciais e de serviços, zonas habitacionais, escolas e movimento associativo. Para além dos percursos pedonais, o projeto engloba a criação de bolsas de estacionamento".
A intervenção tem um custo base que ronda os 600 mil euros e faz parte do HUB10 - Plataforma Humanizada e Conexão Territorial, programa conjunto dos municípios da Arrábida (Sesimbra, Palmela e Setúbal), centrado na Estrada Nacional 10, com extensão à Estrada dos Quatro Castelos.
A finalidade é "promover este território comum como uma área privilegiada e dinâmica de mobilidade intermodal mais sustentável na região metropolitana de Lisboa, através da melhoria destes eixos rodoviários de comunicação estruturante e da valorização dos interfaces ferroviários de Coina e da Penalva, criando, ao mesmo tempo, condições de promoção da mobilidade pedonal e ciclável", sublinha a Câmara de Sesimbra.
No total dos três municípios, o investimento é de "dois milhões 422 mil euros, com um cofinanciamento Feder [fundos europeus] de 50 por cento", conclui a nota da Câmara de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra
Leia outras notícias do dia em 

Comentários