Música e cinema para desconfinar em Almada

Animação em vários espaços do município, mas também em casa numa Festa de São João diferente

Não há festas, mas mesmo assim Almada não deixa de celebrar o São João, ainda que de forma diferente (mas com a mesma vontade de sempre). A festa começou no passado sábado e prolonga-se até 28 de Junho, dia de São Pedro. Haverá música e cinema em casa e fora dela. “Diga Sim ao distanciamento social e Não ao distanciamento cultural” é o mote da programação que arrancou com um concerto dos Clã, no âmbito do Festival Regresso ao Futuro, e segue em força com uma série de eventos gratuitos. Rodrigo Leão, Fogo Fogo, as sonoridades do jazz, do bluegrass, mas também com curtas-metragens de clássicos do cinema de Buster Keaton e Charlie Chaplin, acompanhadas por concertos ao piano são algumas das iniciativas programadas. 
São João este ano comemora-se de outra forma em Almada 

Este ano, Almada celebra o São João de forma diferente, mantendo o espírito de festa que todos os anos anima o concelho. De 20 a 28 de Junho há música e cinema em vários espaços do município, mas também em sua casa, à distância de um clique. Diga Sim ao distanciamento social e Não ao distanciamento cultural é o mote da programação proposta aos Almadenses.
O concerto que abriu a iniciativa trouxe os Clã ao Teatro Municipal Joaquim Benite. O preço do bilhete para este espetáculo foi de 10 euros e serviu para apoiar os profissionais do setor da cultura. Desde domingo poderá deixar de se preocupar com os trocos na carteira. Até ao final da semana, todos os eventos são gratuitos. O desfile pelas ruas de um palco móvel - em parceria com a SIC - levou a festa e os 25 anos do "nós pimba" de Emanuel, às ruas do concelho e às televisões de todo o país. À noite houve um concerto de piano nos Capuchos, na Caparica.
Se o que lhe apetece é cinema, os dias 22 e 24 de Junho foram programados a pensar em si. O Solar dos Zagallos vai virar sala de cinema, para a exibição de três curtas-metragens de Buster Keaton (The Boat) e Charlin Chaplin (O Imigrante e The Cure). Catherine Morisseau acompanhará ao piano.
Pelo meio, a 23 de Junho, será lançada a nova marca que quer promover a zona como destino turístico, sob o mote "Almada, Território de Muitos". A festa faz-se no Campo do Almada Atlético Clube, junto ao Cristo Rei, com um concerto de Rodrigo Leão, que poderá ver em streaming às 21h30, em casa.
Na véspera de mais um fim-de-semana, a 26 de Junho, haverá concerto no jardim da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, às 19 horas, com Miss Manouche. No dia seguinte, 27, à mesma hora, é a vez dos Seven Dixie. Ambos os concertos vão ser transmitidos em streaming. 
Mas há mais no sábado: a partir das 21 horas, é celebrada a Festa da Casa da Cerca, com o concerto de Fogo Fogo, que terá transmissão online e na Antena 3.
Para encerrar o programa Almada 2020, a banda Bluegrass Stonebones & Bad Spaghetti irá actuar no domingo, 28 de Junho, às 19 horas, nos Recreios Desportivos da Trafaria.
Além do uso obrigatório de máscara ou viseira em todas as iniciativas, é importante relembrar que o acesso a todos os concertos é limitado e requer o levantamento prévio de bilhete, no Fórum Municipal Romeu Correia, de quarta-feira a domingo, entre as 14h30 e as 18 horas. 


Comentários