Sines reabilita Recreativo Sineense e Canto Mosqueiro

Concurso público aberto para requalificar edifício histórico da cidade 

A Câmara de Sines anunciou que lançou o concurso público da empreitada de reabilitação do Centro Recreativo Sineense, considerado um bom exemplar da arquitetura civil do fim do século XIX, e que está localizada no centro histórico da cidade de Sines. De acordo com a autarquia “o objetivo da obra é recuperar o edifício para sua transformação em posto de turismo e espaço multiusos”. O preço-base do concurso é de 417 mil 310 euros. A autarquia informa ainda que foi aberto  um concurso público para "empreitada de qualificação e valorização do Canto Mosqueiro e suporte à visitação na Costa do Norte, em Sines. 
Antigo edifício ganha nova vida em Sines 

Segundo a autarquia de Sines, “paralelamente à salvaguarda do edifício, que se enquadra na recuperação e revitalização do centro histórico, o projecto visa a alavancagem do potencial turístico e cultural de Sines, criando um factor de atração para os visitantes”.
Localizado na Rua Francisco Luís Lopes, no centro histórico de Sines, o Centro Recreativo Sineense é considerado um bom exemplar da arquitetura civil do fim do século XIX e está fortemente associado à vida comunitária da cidade no século passado.
As obras a realizar irão manter as características arquitetónicas do edifício, modernizando-o para receber cinco novas valências: posto de turismo, espaço cultural, espaço multiusos e auditório, sala de conferências e exposições e “Espaço dos Escritores”, com zona de exposição.
O edifício será integrado na Rota do Património de Sines, representando mais um ponto de interesse turístico da cidade.“A Recuperação do Centro Recreativo Sineense é uma operação cofinanciada pelo programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020. O custo total elegível é de 349 mil 239 euros cofinanciado à taxa de 85 por cento, o que se traduz num apoio financeiro Feder da União Europeia de 296 mil 853 euros e num apoio financeiro público nacional e regional de 52 mil 385 euros”.

Autarquia requalifica Canto Mosqueiro
A autarquia de Sines informa ainda que foi aberto  um concurso público para "empreitada de qualificação e valorização do Canto Mosqueiro e suporte à visitação na Costa do Norte, em Sines - Execução de passadiços e pavimentos".
Esta operação, diz a autarquia, "visa a criação de melhores acessos àquela zona costeira, o aumento da segurança para os visitantes e o ordenamento do estacionamento, instalando para o efeito um conjunto de passadiços pedonais e miradouros na Costa do Norte".
A operação “qualificação e valorização do Canto Mosqueiro e suporte à visitação na Costa do Norte” é um investimento com um custo total de 569 mil 406 euros, cofinanciado à taxa de 85 por cento por fundos da União Europeia, no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020, o que se traduz numa contribuição comunitária de 482 mil 975 euros.

Agência de Notícias 

Comentários