Mercado Caramelo vive-se à janela no Pinhal Novo

Carros com música ao vivo percorrem ruas da vila e querem festa na varanda 

Foi o primeiro grande evento de distrito de Setúbal a ser "infetado" pelo novo coronavírus. O Mercado Caramelo, que se ia realizar de 8 a 10 de Maio, em Pinhal Novo, foi cancelado pela organização, a 16 de Março, para salvaguardar, as milhares de pessoas que o evento reúne todos os anos, do risco de propagação da doença. Mas a boa notícia é que a pandemia não "matou a criatividade" do povo. Este ano, o Mercado Caramelo vive-se às janelas e varandas de Pinhal Novo. A organização (a cargo da Confraria da Sopa Caramela e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, com o apoio do município de Palmela), desafia a população a viver esta tradição com a mesma intensidade, ainda que de forma diferente, a partir de casa. E assim, se mantêm viva a tradição. A ADN-Agência de Notícias junta-se "à inovação" e lança um vídeo [no facebook] que reúne alguns dos melhores momentos de todas as edições. A publicação acontece esta sexta-feira, 8 de Maio, a partir das seis da tarde
Organização quer sopa caramela nas mesas do Pinhal Novo 

Assim, no próximo fim de semana, é lançado o desafio a toda a população para que decore as suas varandas, janelas ou montras com motivos alusivos à Cultura Caramela e ao Mercado Caramelo e para que faça uma refeição em família com a tradicional Sopa Caramela.
"A esta proposta gastronómica, junte também as Favas à Caramela, as Batatas Ensalsadas e o famoso Pudim de Abóbora, acompanhados pelos vinhos de Palmela e pelo Pão Cabeçudo Caramelo", diz organização do evento.
No sábado, dia 9, às 18h30, dois carros com música ao vivo tocada por acordeonistas vão percorrer as ruas da vila, convidando a população, trajada a rigor, a dançar à janela ou varanda.
"Registe estes momentos e partilhe na página de Facebook do Mercado Caramelo", pede ainda a organização.

Mercado promete regressar em Maio de 2021 
"O risco de propagação inerente à concentração de milhares de pessoas no espaço de realização do Mercado Caramelo e as orientações preventivas das autoridades de saúde, constantes do Plano Nacional de Contingência, determinam a presente tomada de decisão", disse, em Março, Daniel Silva em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
"Com saúde, não faltará força e determinação para continuar a projectar Pinhal Novo como território caramelo, comprometido com a geração de oportunidades de afirmação individual e comunitária", diz ainda a nota da organização.
"Apesar das circunstâncias e da forçosa decisão, a organização agradece a todos a confiança e o apoio dado a este projeto e a quantos se empenharam para a realização da V Edição do Mercado Caramelo 2020", diz Daniel Silva que ressalva ainda que o compromisso da comunidade do Pinhal Novo "é uma inspiração para que prossigamos com o trabalho que temos realizado na afirmação da nossa identidade".

As origens do Pinhal Novo 
Divulgar a típica sopa caramela, a restante gastronomia regional e valorizar os produtos locais são os objetivos do Mercado Caramelo, que se realiza no Largo José Maria dos Santos e na Praça da Independência, no Pinhal Novo, no concelho de Palmela.
O evento recria os mercados Caramelos dos séculos XVIII e XIX, revivendo junto das novas gerações e dos visitantes, hábitos e costumes de antigamente. Uma das estrelas é a sopa caramela, confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos e remonta a essa época, quando foi trazida pelos trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente para as propriedades agrícolas da região. Muitos acabaram por se instalar definitivamente na zona.
Realizado desde 2016, o Mercado Caramelo tem vindo a recriar ainda os mercados dos anos 50 e 60, as profissões de antigamente e alguns dos hábitos locais, contribuindo também para a preservação e divulgação da Sopa Caramela.

Agência de Notícias 

Comentários