Cédric doa material médico à urgência do Montijo

Futebolista a jogar em Inglaterra ajuda cidade onde viveu muitos anos  

O futebolista Cédric Soares, que atua no Arsenal, [em Londres], ofereceu material médico e de apoio ao serviço de urgência básica do Montijo, para ajudar na luta contra a pandemia da covid-19. Cédric, de 28 anos, nasceu na Alemanha, mas mudou-se muito jovem para o Montijo, onde fez a sua infância. Em 2016, o lateral recebeu a medalha de honra da cidade, devido a ter ajudado Portugal a conquistar o Euro2016. No concelho do Montijo há 112 pessoas com o novo coronavírus. Mais um gesto bonito em tempos de pandemia mundial. A doença já matou mais de 328 mil pessoas em todo o mundo. No contexto da atual pandemia de covid-19, a Câmara do Montijo tem em funcionamento uma Linha de Apoio Psicológico disponível para todos os munícipes que necessitem deste tipo de resposta. 
Hospital do Montijo recebe ajuda de jogador de futebol 

Num vídeo disponibilizado nas redes sociais, é explicado que o internacional português disponibilizou dois monitores cardíacos, uma marquesa elétrica, um carro multifuncional, um carro de urgência, dois bancos de punção, dois suportes de braço para punção, quatro termómetros, uma televisão, dois cadeirões de pausa, três cadeiras de apoio, seis cadeiras de secretária, uma máquina de água quente e 50 socas aos profissionais serviço de urgência básica do Montijo.
Cédric, de 28 anos, nasceu na Alemanha, mas mudou-se muito jovem para o Montijo, onde fez a sua infância. Em 2016, o lateral recebeu a medalha de honra da cidade, devido a ter ajudado Portugal a conquistar o Euro2016.
O antigo jogador do Sporting está atualmente no Arsenal, em Londres [Inglaterra] por empréstimo do Southampton, mas ainda não se estreou pelos ‘gunners’.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 328 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.
A pandemia entrou também numa nova fase, com a América Latina a ultrapassar os Estados Unidos e a Europa, e a tornar-se o novo epicentro do contágio, depois de uma semana a reportar o maior número de novos casos em todo o mundo.
A região - com o Brasil a ser um dos países mais atingidos - agregava um terço dos 91 mil novos contágios no início da semana, com a Europa e os EUA a congregarem somente pouco mais de 20 por cento. Na Europa, esta semana, é na Suécia onde se registam mais mortes.
Em Portugal, morreram 1.247 pessoas das 29 mil 660 confirmadas como infetadas, e há 6452 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. No concelho de Montijo há 112 pessoas com o novo vírus.  
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Montijo criou Linha de Apoio Psicológico
No contexto da atual pandemia de covid-19, a Câmara do Montijo tem em funcionamento uma Linha de Apoio Psicológico disponível para todos os munícipes que necessitem deste tipo de resposta.
A Linha de Apoio Psicológico funciona de segunda a sexta-feira, das nove às 12h30 e das 14 às 17h30, através do contacto 917 865 964.
"O afastamento social e as mudanças profundas provocadas pela covid-19, coloca os cidadãos sobre uma pressão psicológica que, em alguns casos, necessita de intervenção de profissionais com competência nesta matéria", pelo que a Câmara Municipal "ativou esta resposta no âmbito da saúde mental no quadro da pandemia", sublinha a autarquia do Montijo em comunicado.
Consciente das alterações significativas na vida das pessoas, das famílias e no trabalho, a Linha de Apoio Psicológico "procura contribuir para promover a resiliência psicológica dos cidadãos, através de uma resposta que promove o diálogo e a verbalização dos problemas ou dificuldades, incentivando as pessoas a expressar o que pensam e sentem, recorrendo a métodos de comunicação assertiva, fortalecedora e afetiva", conclui a autarquia.

Comentários