Casa da Música Jorge Peixinho avança no Montijo

Jardim das Nascentes recebe legado do maestro montijense 

O primeiro passo para o início da obra da Casa da Música Jorge Peixinho foi dado com a adjudicação da empreitada, na reunião da Câmara do Montijo. A proposta mereceu os votos a favor do PS e do PSD e a abstenção da CDU. A obra terá um valor global superior a 980 mil euros. A empreitada, classificada “como histórica” pelo presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, consiste na reabilitação e requalificação de um edifício que é património municipal, classificado como Conjunto de Interesse Municipal, localizado na zona do Pocinho das Nascentes, no mesmo local onde está em curso a obra do Jardim das Nascentes.
Projeto da casa da música Jorge Peixinho foi adjudicado 

O projeto da Casa da Música é dedicado ao Maestro Jorge Peixinho, músico natural do Montijo, criando as condições infraestruturais necessárias ao bom acondicionamento e preservação do seu espólio.
Para além da preservação volumétrica da casa de habitação original, a obra inclui a "edificação de um auditório polivalente para as áreas da música e das artes de palco, orientando o projeto para funcionar como equipamento cultural", explica a autarquia.
O investimento na Casa da Música Jorge Peixinho procura, assim, potenciar a "atratividade do território e do concelho, tanto cultural como turística, contribuindo para facultar aos seus habitantes e a todos os que nos visitam o enriquecimento através do conhecimento e do acesso a atividades culturais e de lazer".  
Para além da vertente cultural, o projeto da Casa da Música Jorge Peixinho irá "contribuir para a agregação dos tecidos urbanos confinantes, incrementando a convivialidade e coesão social, reforçando a relevância local deste património e a sua relação com o desenvolvimento do concelho", explica a autarquia. 
A reabilitação da Casa da Quinta criará condições para o acondicionamento do espólio legado pelo maestro montijense, figura de primeira linha no panorama musical do séc. XX, viabilizando a exposição e a disponibilização do acervo ao público e aos investigadores, sendo complementada pela criação de espaços destinados à realização de espetáculos e ensino na área da música, da representação e expressão artística.

Quinta das Nascentes com nova vida 
O edifício existente é representativo da arquitetura residencial das Quintas que estruturavam a propriedade agrícola e ribeirinha das margens da península de Aldeia Galega. Esta antiga residência rural burguesa conserva pormenores de desenho erudito e de ornamentação de fachadas, incorporando elementos de suave pendor romântico, sob influência das discussões estilísticas da arquitetura e da “casa portuguesa” que marcaram o despontar do séc. XX.
O relevante valor patrimonial da Quinta das Nascentes levou o município a promover um procedimento de classificação como Conjunto de Interesse Municipal, que estabelece as bases da política e do regime de proteção e valorização do património cultural.
A reabilitação do conjunto natural e edificado da Quinta das Nascentes, inserido no Corredor Verde Urbano do Montijo que se desenvolve para norte a partir da Vala Real – junto ao Moinho de Maré das Assentas (ou Nascentes) – vem "reforçar a articulação da malha urbana mais antiga da cidade com as áreas de expansão para nascente, com benefícios para a agregação dos tecidos urbanos envolventes, incrementando a convivialidade, a coesão social e a qualificação das populações", realça a Câmara do Montijo.
Propícia a uma fruição como espaço de natureza e de lazer, adequada para práticas desportivas, culturais e atividades de ar livre, de fácil integração na rede ciclável municipal, a Quinta das Nascentes "vê agora aproveitado o elevado potencial para a implantação de um equipamento de uso coletivo na vertente cultural, em simbiose com a envolvente natural existente e a valorizar, disponibilizando aos cidadãos um novo polo de revitalização urbana", conclui a autarquia.

Comentários