Seixal com wi-fi gratuito em 28 locais em todo o concelho

Câmara investe 74 mil euros para dar internet "à borla" 

Já há  28 locais do concelho do Seixal que contam com acesso livre à Internet. A rede Seixal Wi-Fi, diz a autarquia em comunicado, "foi projetada para permitir a todos os residentes e visitantes do concelho um acesso gratuito à Internet". Esta primeira fase do projeto, que deverá ser alargado a mais spots do concelho teve um investimento de 74 mil euros suportado por fundos europeus no valor de 50 mil euros, no âmbito do Programa Valorizar.  Baía do Seixal, o Parque Urbano Quinta da Marialva, vários museus, Lojas do Munícipe e a Piscina Municipal da Amora, são alguns dos locais que já beneficiam desta rede gratuita.
Seixal com internet em todo o lado 

O Seixal tem, a partir de agora, 28 locais públicos com acesso livre à internet. A apresentação pública destes pontos wi-fi decorreu na passada semana, e contou com a presença de estudantes da Universidade Sénior e de Informática, professores, alunos do ensino secundário e autarcas.
“Para avançarmos, temos de saber tirar partido do melhor que nos oferecem as novas tecnologias”, sublinhou o presidente da autarquia, Joaquim Santos, na apresentação da rede Seixal WI-FI.
Esta rede possibilitará aos residentes e visitantes do Seixal o acesso gratuito à Internet, sendo este assegurado através de um circuito de fibra óptica, a ser acessível pelo endereço wifi.cm-seixal.pt.
Numa segunda fase, serão disponibilizados mais pontos de acesso, cuja localização atenderá aos principais centros da vida social do município. O custo total da inovação, que usufruiu de uma comparticipação do Turismo de Portugal, ascendeu a mais de 74 mil euros.
“A partir deste momento, os cidadãos podem desfrutar do acesso gratuito à Internet tanto em lugares públicos, como em bibliotecas, ou ao ar livre, e não apenas em suas casas”, referiu Joaquim Santos. “Deste modo, o Seixal mantém-se na liderança da prestação de novas tecnologias aos seus munícipes”, disse o presidente.
Mas a autarquia quer mais. Assim, diz Joaquim Santos, numa segunda fase do projecto, “muitas outras áreas das nossas freguesias serão também ligadas à internet”. Esses novos pontos de acesso gratuito serão anunciados brevemente, “pois estarão operacionais ainda este ano”, realçou o autarca.
Para além dos edifícios municipais, a rede estende-se ao ar livre pela Quinta da Fidalga, Praça Central da Torre da Marinha, Coreto de Amora, Parque Urbano das Paivas, Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, Quinta da Marialva e Jardim da Quinta da Água, entre outros.

Agência de Notícias com Câmara de Seixal 

Comentários