Mercado Caramelo em Pinhal Novo foi cancelado

Covid-19 impede realização do evento este ano 

É o primeiro grande evento de distrito de Setúbal a ser "infetado" pelo novo coronavírus. O Mercado Caramelo, que se ia realizar de 8 a 10 de Maio, em Pinhal Novo, foi cancelado pela organização "Em linha com as orientações das autoridades de saúde nacionais e internacionais, atentas às melhores práticas preventivas para a salvaguarda das pessoas perante as situações de riscos, a organização vê-se na contingência de cancelar o Mercado Caramelo" que, assim, só volta em 2021.  Em Palmela, por causa da pandemia, já foram adiados ou cancelados vários eventos no concelho, entre os quais um dos grandes festivais gastronómicos do concelho. O Festival Queijo, Pão e Vinho, previsto para Quinta do Anjo de 3 a 5 de Abril, irá se realizar, no mesmo local, de 29 a 31 de Maio. A Clássica e Granfondo da Arrábida, uma das maiores provas de ciclismo do país, que se realizava a 15 de Março foi reagendada para data a anunciar. A Arrábida Walking Festival, previsto para o final deste mês só vai acontecer no início de Outubro. 
Mercado Caramelo foi cancelado este ano 

"O risco de propagação inerente à concentração de milhares de pessoas no espaço de realização do Mercado Caramelo e as orientações preventivas das autoridades de saúde, constantes do Plano Nacional de Contingência, determinam a presente tomada de decisão", diz Daniel Silva em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
"Com saúde, não faltará força e determinação para continuar a projectar Pinhal Novo como território caramelo, comprometido com a geração de oportunidades de afirmação individual e comunitária", diz ainda a nota da organização.
"Apesar das circunstâncias e da forçosa decisão, a organização agradece a todos a confiança e o apoio dado a este projeto e a quantos se empenharam para a realização da V Edição do Mercado Caramelo 2020", diz Daniel Silva que ressalva ainda que o compromisso da comunidade do Pinhal Novo "é uma inspiração para que prossigamos com o trabalho que temos realizado na afirmação da nossa identidade". 
Divulgar a típica sopa caramela, a restante gastronomia regional e valorizar os produtos locais são os objetivos do Mercado Caramelo, que se realiza  no Largo José Maria dos Santos e na Praça da Independência, no Pinhal Novo, no concelho de Palmela.
O evento recria os mercados Caramelos dos séculos XVIII e XIX, revivendo junto das novas gerações e dos visitantes, hábitos e costumes de antigamente. Uma das estrelas é a sopa caramela, confecionada à base de batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos e remonta a essa época, quando foi trazida pelos trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente para as propriedades agrícolas da região. Muitos acabaram por se instalar definitivamente na zona.
O Mercado Caramelo é organizado pela Confraria da Sopa Caramela, pela Junta de Freguesia do Pinhal Novo e apoio da Câmara de Palmela. Está de volta de 7 a 9 de Maio de 2021. 

Queijo, Pão e Vinho adiado para final de Maio
No concelho de Palmela - como em todos os municípios do distrito de Setúbal - está tudo parado. Piscinas, pavilhões, bibliotecas, posto de turismo, equipamentos e salas de espetáculos estão encerrados ao público até a situação do surto melhorar no país. 
Em Palmela, por causa da pandemia, já foram adiados ou cancelados vários eventos no concelho, entre os quais um dos grandes festivais gastronómicos do concelho. O Festival Queijo, Pão e Vinho, previsto para Quinta do Anjo de 3 a 5 de Abril, irá se realizar, no mesmo local, de 29 a 31 de Maio. A Clássica e Granfondo da Arrábida, uma das maiores provas de ciclismo do país, que se realizava a 15 de Março foi reagendada para data a anunciar.  A Arrábida Walking Festival, previsto para o final deste mês foi reagendado para início de Outubro.
A autarquia cancelou ainda todas as atividades do Março a Partir – Mês da Juventude, comemorações do Dia Mundial do Teatro e comemorações do Dia Mundial da Árvore.
O Aprender a Nadar, Viver Melhor, Viver com Autonomia, 50+ Programa de Exercício e atividades no âmbito do Programa Municipal de Apoio à Pessoa Idosa e atividades no âmbito do programa “Saúde Palmela”, foram suspensas até nova ordem, tal como as animações e demais iniciativas paralelas nos mercados municipais de Pinhal Novo e Palmela e as visitas turísticas guiadas ao centro histórico de Palmela. A Semana da Freguesia de Quinta do Anjo, que devia começar esta segunda-feira, também foi adiada.
O município manterá em funcionamento os serviços de atendimentos municipais, embora com algumas restrições de acesso aos espaços e com redução no número de postos de atendimento. "Neste contexto, a autarquia apela aos cidadãos que privilegiem a comunicação com os serviços municipais via endereço eletrónico ou contacto telefónico", explica a Câmara de Palmela que recomenda ainda ao movimento associativo "a não realização de eventos ou iniciativas que fomentem a concentração de pessoas".
Estas medidas e recomendações, explica a autarquia, "foram adotadas após auscultação da estrutura interna municipal e do Serviço Municipal de Proteção Civil. Pretende-se assumir uma posição ativa na prevenção e controlo desta pandemia, nomeadamente através de medidas que, ao restringirem os contactos sociais e a concentração de pessoas, contribuam para a sua contenção. As medidas serão objeto de avaliação permanente, revisão ou alteração em função da adequação que se considerar pertinente ao reforço da prevenção, controlo e eliminação da COVID-19", conclui a Câmara de Palmela.

Comentários