Alcochete vai ter alto rendimento nas escolas

Autarquia, governo, escolas e clubes juntam-se para melhorar prática desportiva nas escolas

O Polidesportivo da Escola Secundária de Alcochete foi palco, no dia 6 de Março, da Cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação para a criação de uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, no Agrupamento de Escolas de Alcochete.  O protocolo foi assinado entre a Câmara de Alcochete com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, o Núcleo Sporting de Portugal e o Grupo Desportivo Alcochetense.  O protocolo Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola procura dar resposta a este problema e integrar também atletas do associativismo local e contribuir para o “desenvolvimento integral dos nossos alunos, com incentivo ao conhecimento, à prática de competição desportiva e à sua integração na comunidade local”, afirmou Cristina Alves, diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete. 
Escolas de Alcochete apoiam rendimento desportivo

Cristina Alves,  recordou a existência de alunos-atletas da Academia do Sporting há já 20 anos, aos quais “nem sempre conseguimos dar a melhor resposta”, disse. 
A câmara municipal apoia a criação do protocolo e comprometeu-se a disponibilizar os recursos técnicos e materiais necessários para o funcionamento de salas de estudo “Aprender +”, e em colaborar para promover a integração dos alunos-atletas na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. 
Fernando Pinto, presidente da câmara, destacou a importância de combater o insucesso e abandono escolar, e em proporcionar condições “para que os nossos jovens, com potencial desportivo, sejam desde cedo apoiados para que nunca tenham de optar pelo estudo ou pelo desporto, mas que possam conciliar as duas carreiras”.
O projeto conta, a nível nacional, com a participação de 19 escolas, 694 alunos e 41 modalidades, e com “jovens que se dedicam profundamente ao desporto”, afirmou o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que alertou para a necessidade de fazer acreditar que é possível conciliar o desporto com a academia. João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação partilhou a mesma perspetiva, e ressalvou que “o sucesso escolar não se constrói só dentro da escola”, uma vez que é uma responsabilidade da sociedade a não limitação dos jovens e o incentivo à prática desportiva em paralelo com a aposta na educação.

Formar cidadãos mais intervenientes e críticos
A discussão sobre a violência no desporto foi também uma das componentes da iniciativa, com o debate “Ética Desportiva: Violência Zero”, moderado por João Cunha, coordenador das Equipas do Programa Escola Segura e com a participação dos embaixadores e atletas da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, Nuno Delgado, Inês Henriques e Ricardo Monteiro (Tarantini). O debate procurou sensibilizar os pais e encarregados de educação, associações desportivas e comunidades educativas para a existência de violência e bullying na atividade desportiva.
A assinatura do protocolo pretendeu apoiar o desenvolvimento do desporto de alto rendimento que permite aos alunos-atletas do ensino básico e secundário conciliar, com taxas de sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva. O projeto desenvolvido pelo professor Vítor Pardal visa, segundo o mesmo, “criar condições que passem pela inclusão, flexibilidade e autonomia na escola, para formar cidadãos mais intervenientes e críticos, logo mais capacitados para serem melhores desportistas”. 
O professor destacou ainda a importância em mobilizar as autarquias, as escolas, o Ministério da Educação, os clubes, os pais e encarregados de educação, os docentes e não docentes e treinadores para o bom funcionamento do projeto.
A cerimónia contou com um desfile pelas associações desportivas de Alcochete, a saber o Grupo Desportivo Alcochetense, Núcleo Sporting Alcochete, Grupo Desportivo Alegria e Trabalho Barroca D’Alva, Futebol Clube São Francisco, Ténis Clube de Alcoche, Angels Wheels e Associação Desportiva Samouquense.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários