Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Segurança mostra Setúbal mais segura até 1 de Março

“Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança” começa esta sexta-feira

As comemorações do 234.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, nesta sexta-feira, marcam o arranque do “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, a decorrer até 1 de Março, com conferências, ações de sensibilização e exposições. O “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, organizado pelo segundo ano consecutivo pela Câmara de Setúbal em parceria com várias entidades, foi apresentado na Casa da Baía, em conferência na qual a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, destacou a pertinência da iniciativa. Por tudo isto, acrescentou o coordenador da Proteção Civil Municipal, José Luís Bucho, “O Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, constitui-se como “uma iniciativa multissetorial e multifuncional, que envolve vários agentes de proteção e socorro, sociedade civil e academia, este ano com a componente internacional”.
Segurança e resiliência em debate em Setúbal  


“Falar de proteção civil e de bombeiros é falar de um enorme conjunto de competências e de capacidades de análise e, por isso, traçámos uma rota que nos conduz a abordagens mais detalhadas das várias tarefas que contribuem para a construção de uma cidade mais resiliente”, realçou Maria das Dores Meira.
A autarca afirmou que “o atual desenvolvimento socioeconómico do território se funda na promoção permanente do bem-estar da população” e que, por isso, o “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, inclui “uma série de iniciativas direcionadas para o debate de temas que contribuem para uma cidade mais segura”.
Nesta matéria, clarificou Maria das Dores Meira, “estão subjacentes, enquanto matrizes primárias e edificadoras, os conceitos de segurança, de sustentabilidade e de resiliência”, que, aliás, pautam a rede mundial das Cidades Resilientes, promovida pelas Nações Unidas, à qual Setúbal pertence desde 2014.
Para guia e orientação das cidades, naquele quadro de consenso internacional a que Portugal aderiu foi definido o Quadro de Ação de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, assente precisamente nos conceitos de segurança, sustentabilidade e resiliência que Setúbal se comprometeu a aplicar.
Resiliência, enfatizou, é entendida “enquanto capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposta a perigos de resistir, adaptar-se, transformar e recuperar dos efeitos de um perigo de forma oportuna e eficiente, incluindo a preservação e restauração das estruturas e funções básicas essenciais”.

Programa inclui conferências, debates e ações de sensibilização 
A segunda edição do “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança” começa esta sexta-feira com as comemorações do 234.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, cuja sessão solene, que inclui a cerimónia de hastear da bandeira nos Paços do Concelho, se realiza na Praça de Bocage.
Segue-se, a 22, a partir das nove  horas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, o 2.º Encontro das Unidades Locais de Proteção Civil, “para balanço do trabalho realizado em 2019 desta importante base da proteção civil municipal”, explicou o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, José Luís Bucho.
No dia 23, às nove da manhã, a partir do Jardim da Algodeia, realiza-se o peddy paper “Segurança, Desporto e Cultura”, num percurso plano com cerca de 4500 metros que no qual são revelados aspetos culturais e patrimoniais da cidade, assim como partilhados medidas de autoproteção para a população.
A 24, a Casa da Baía acolhe duas conferências. A primeira, no período da manhã, a partir das nove, é subordinada ao tema “Do Risco à Segurança – A Educação Invisível”, enquanto à tarde, às 14 horas, está em análise “A Resiliência das Infraestruturas Críticas”.
No dia 27, às 11 horas, é inaugurada no Mercado do Livramento a exposição “As Mulheres na Proteção Civil – Retratos de Homenagem”, que reúne um conjunto de fotografias captadas pela lente de Maria Isabel Silva, membro da Vost Portugal. A mostra está patente até dia 27 de Março.
Igualmente a 27, entre as 10 e as 23 horas, no auditório do Mercado do Livramento, realizam-se sessões ininterruptas de esclarecimento à população sobre o coronavírus Covid-19, que “procuram desmistificar questões relacionadas com o novo surto”, esclareceu José Luís Bucho.
No dia seguinte, a 28, a partir das 10 horas e ao longo de todo o dia, o auditório do Mercado do Livramento recebe o encontro “Segurança Integral nas Cidades Portuárias”, que reúne um painel de especialistas em reflexão sobre os custos e os benefícios de ter portos marítimos nas cidades.
“Proteção do Património Móvel e Imóvel” dá tema ao encontro de dia 29, a partir das nove, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, no qual participa, entre outros, Javier Ruiz de Azúa, que explana sobre a conservação do património do município espanhol de Córdoba.
O último dia da iniciativa, a 1 de Março, reserva uma demonstração de meios e atividades de vários agentes de proteção civil, incluindo ações de informação e sensibilização para a população, a qual se realiza ao longo de todo o dia na Avenida José Mourinho, na zona da Praia da Saúde.
Participam nesta atividade o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, a PSP, a Polícia Marítima, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal.
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, Centro Hospitalar de Setúbal, ACES Arrábida, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, serviços municipais de proteção civil de Sesimbra, Palmela e Grândola e unidades locais de proteção civil também marcam presença no evento.
Todas as informações sobre o programa que decorre ao longo de 11 dias pode ser consultado aqui.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
www.adn-agenciadenoticias.com

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010