Utentes querem reabertura de urgência pediátrica em Almada

Comissões de Utentes de Saúde de Almada e Seixal em protesto

As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e do Seixal concentraram-se esta quarta-feira à porta do Ministério da Saúde, em Lisboa, exigindo a reabertura da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, inicialmente prevista para o início deste ano. “A saúde é um direito, sem ele nada feito” e “Pediatria no Garcia faz falta noite e dia” gritaram dezenas de utentes à frente do Ministério, pouco antes de aprovarem por “unanimidade e aclamação” um manifesto entregue ao gabinete da ministra da Saúde, Marta Temido.
População quer urgência pediátrica em Almada 

A porta-voz da Comissão de Utentes da Saúde de Almada, Luísa Ramos, afirmou aos jornalistas que “o Ministério da Saúde e o Governo são os responsáveis por não se responder ao problema” que tem vindo a afetar as urgências pediátricas do Garcia de Orta.
“Não podemos ficar à espera da burocracia. A senhora ministra e o Governo são responsáveis por não se resolver o problema e andamos nesta questão, que era provisória. Receamos que se torne definitiva”, frisou Luísa Ramos.
A responsável adiantou também que as comissões de utentes ficaram “muito preocupadas” com as “discrepâncias entre as declarações” de Marta Temido e do presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, nomeadamente quando a ministra disse que, “talvez em Março”, as urgências noturnas seriam reabertas, enquanto a administração hospitalar apontava como “irrealista essa abertura” no prazo previsto.
No protesto desta quarta-feira participaram também o presidente da Câmara do Seixal e a deputada do PCP, eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal, Paula Santos.
Num comunicado, o presidente da Câmara do Seixal afirma que "esta é uma situação extremamente preocupante" e que a população do concelho "não merece ser tratada desta forma". Joaquim Santos acusa o Governo de ainda não ter encontrado a "prometida solução que tem vindo a ser colocada em todas as reuniões" e lembra mais uma vez que a saúde da população "está posta em causa". 
Recentemente, o presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta definiu como "irrealista" a informação avançada no início deste ano pela ministra da Saúde, Marta Temido, de que a reabertura da urgência pediátrica poderia acontecer em Março.

Agência de Notícias com Lusa
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários

Enviar um comentário