Palmela, Sesimbra e Setúbal comemoram dia de Reis

Janeiras, Reis Magos e música na despedida do Natal 

A encerrar a quadra festiva, as tradicionais Janeiras voltam a sair à rua um pouco por todo o distrito de Setúbal nesta segunda-feira, dia de Reis. O dia remete-nos, como noutras celebrações, para tempos remotos, em que se celebravam deuses e divindades pagãs ou eram pedidas ou oferecidas dádivas no início do ano comum, símbolo de bom augúrio, quer para quem as pedia, quer para quem as doava. Hoje a mensagem é clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição de séculos. Palmela, Sesimbra e a capital do distrito celebram o fim do Natal e dão boas novas a 2020. Assista às comemorações do Dia de Reis e despeça-se da melhor forma da quadra natalícia. Em Almada e na Moita as comemorações dos Reis realizaram-se no sábado e domingo, respetivamente. 
Palmela recebe a maior festa dos Reis da região 

Esta segunda-feira, 6 de Janeiro, Palmela celebra a Noite de Reis e o novo ano com a tradição das Janeiras. A Câmara de Palmela e o Movimento Associativo convidam a população a sair à rua e a participar no percurso, que começa às 21 horas, nos Paços do Concelho, aquecendo esta noite de inverno, com cantares e muita animação.
Perto de uma dezena de grupos participam nas Janeiras, desfilando pelo Centro Histórico de Palmela, com passagem pelo Largo do Pelourinho, Rua Hermenegildo Capelo, Largo do Mercado, Junta de Freguesia de Palmela e Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela. O percurso termina no Largo de S. João, com a actuação final e um momento de convívio, com partilha de bolo rei e Moscatel.
Nesta edição das Janeiras, participam a Associação de Idosos de Palmela, o Centro Social de Palmela, o Grupo 40 de Palmela da Associação de Escuteiros de Portugal, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o Grupo de Crianças e Jovens das Férias Culturais – Passos e Compassos, a Sociedade Filarmónica Humanitária e a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”. Saia também à rua e mantenha viva esta tradição!
"Este ritual popular, tão característico do Centro Histórico e motivo de atração turística, foi retomado pela Câmara de Palmela em 1995, numa organização conjunta com o Movimento Associativo local, e conquistou o seu lugar no calendário cultural da região", diz a autarquia.

Setúbal despede-se do Natal com música 
A atuação de grupos corais nos Paços do Concelho, em Setúbal, e um concerto de Ano Novo da Força Aérea, no Fórum Municipal Luísa Todi, integram o programa das Janeiras, promovido pela Câmara de Setúbal, nos dias 6 e 7 de Janeiro.
Esta segunda-feira, a Câmara Municipal é brindada com os tradicionais cânticos das janeiras num espetáculo musical de boas-vindas ao ano novo, com início às 18 horas, nos Paços do Concelho.
Esta sessão de janeiras aberta ao público conta com as participações dos grupos corais alentejanos Os Amigos do Independente, Os Amigos dos Sadinos e o Coro do Município Afina Setúbal.
Os músicos da Banda da Força Aérea dão as boas-vindas a 2020 num espetáculo único no Fórum Luísa Todi, sob a direção do maestro Major António Rosado, no dia 7, às 21h30, de entrada gratuita.
"Tendo como palco a cidade de Setúbal, a Banda da Força Aérea promete proporcionar um momento cultural ímpar que associa a música ao contexto militar", explica a autarquia setubalense. 

Reis Magos visitam a vila de Sesimbra
Nesta segunda-feira, os três Reis Magos do Oriente, Belchior, Baltazar e Gaspar, regressam ao concelho de Sesimbra para assinalar o dia em que, guiados por uma estrela, visitaram o Menino Jesus, e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra. Tal como tem sido habitual nos últimos anos, vão passar pelas três freguesias do concelho montados nos seus dromedários e fazer as delícias dos mais novos.
Nesta data, é tradição guardar as decorações natalícias, comer Bolo-rei e cantar as Janeiras. Este ano, os Reis, montados em dromedários, vão estar na Escola Básica n.º 3 da Quinta da Conde, às 9h30 horas, e na Escola Básica de Sampaio, às 14 horas.
As comemorações terminam no Largo do Município, às 17 horas. No local, vão também ouvir-se as Janeiras cantadas pelo Grupo Coral A Voz do Alentejo na Quinta do Conde.

Reis chegaram antes da hora a Almada e Moita
À vila da Moita e à cidade de Almada "os Reis" chegaram antes do previsto. Em Almada, a 4 de Janeiro, centenas de vozes foram ouvidas ao longo da festa de encerramento da iniciativa Vamos Cantar as Janeiras, que culminou no Solar dos Zagallos, na Sobreda.
Este ano, as janeiras mobilizaram cerca de 30 grupos, que trouxeram melodias antigas a ruas, praças, igrejas, instituições de solidariedade social, equipamentos culturais, escolas, entre outros espaços.
"O objetivo da iniciativa é transmitir o património cultural a outras gerações, através de um repertório antigo defendido pelas associações, grupos corais e tunas académicas do concelho de Almada", garante a autarquia local, responsável pela organização do evento.
No domingo, 5 de Janeiro, a II Feira de Natal da Vila da Moita recebeu vários grupos para cantarem as Janeiras, na Praça da República.
Universidade Sénior da Moita (Danças e Cantares Tradicionais Portugueses e Tuna), do Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira e do Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira que, através das típicas canções de tradição portuguesa, desejaram um bom ano novo à população.
No último dia da feira, 5 de Janeiro, houve ainda, além das Janeiras, a “Doce Arte” dos Serviços Sociais, Danças de Salão e Prova de Bolo Rei.

Agência de Notícias 


Comentários