Setúbal com parque aquático para atividades radicais

Cidade vai receber o parque "mais louco" do país e da Europa 

Vai nascer um parque temático na Herdade de Santas, junto ao Instituto Politécnico de Setúbal. O Wake Parque Setúbal é uma espécie de parque aquático, mas improvável  na Europa por se destinar principalmente a desportos radicais, sobretudo atividades aquáticas, com destaque para o wakeboard - um desporto que surgiu nos Estados Unidos, na década de 80 - como alternativa ao surf.  Na reunião pública desta quarta-feira, em Setúbal, foi aprovado o envio à Assembleia Municipal de Setúbal da proposta de reconhecimento do interesse público municipal da instalação do parque. A autarquia remeteu um parecer à Entidade Regional da Reserva Agrícola de Lisboa e Vale do Tejo no qual manifesta "o interesse público pelo desenvolvimento das atividades propostas deste parque para a economia local e para a promoção da prática desportiva", diz a autarquia sadina. 
Wakeboard chega a Setúbal em breve 


No entanto, a Entidade Regional da Reserva Agrícola de Lisboa e Vale do Tejo considera que o parecer da autarquia "deve ser acompanhado de uma declaração emitida pela Assembleia Municipal de Setúbal a comprovar que o projeto é considerado de interesse público municipal".
O Wake Park, projeto promovido pela Mir Veika, consiste na instalação de um parque temático, numa área total de 269.400 metros quadrados, dos quais 169 mil destinam-se a infraestruturas de lazer, que têm como tema principal a realização de atividades aquáticas, com especial relevância para o wakeboard, praticado com uma prancha tipo snowboard puxada através de um sistema eléctrico designado cable park, semelhante a um teleférico, em que um cabo puxa os praticantes.
Segundo o Estudo de Impacte Ambiental, para a prática de wakeboard vão ser criados dois lagos, um de grandes dimensões, circular, para praticantes experientes e de competição, e um outro mais pequeno, para aprendizagem.
Entre as várias infra-estruturas, haverá também uma pista de kartings eléctricos, skate park, escalada, slide, BMX e paintball, 25 bungalows para estadias, parque para 17 autocaravanas, restaurante para 200 pessoas, café com esplanada e uma loja de equipamento desportivo.
O investimento de 2,4 milhões de euros, de empresários russos, tem como promotor a empresa Mir Veika e o projecto indica a criação de 15 postos de trabalho.
Segundo os promotores está prevista uma média de 300 utilizadores por dia na época alta, 190 na época média e 80 na baixa.

Um parque amigo da natureza 
Os restantes cerca de 100 mil metros quadrados ficam “afetos à conservação da natureza e biodiversidade, numa zona lagunar de reserva a renaturalizar para a preservação da fauna e flora local”, indica a deliberação camarária.
A Mir Veika escolheu Setúbal para realizar este investimento devido à procura potencial e às condições proporcionadas pela Herdade de Santas, naturais e de inserção urbana, adequadas à instalação do parque, designadamente, morfologia do terreno, disponibilidade de água, boas ligações rodoviárias e proximidade de outros equipamentos.
A deliberação sublinha, igualmente, “a visão relacional de bem-estar, estruturada a partir da mútua interação da natureza, do desporto e da cultura”, proporcionada pelo projeto do Wake Park.
As intervenções previstas caracterizam-se pela sustentabilidade da utilização dos recursos, “pela criação de ofertas geracionalmente integradas e culturalmente adequadas de recreação e lazer, pelo desenho de espaços multifuncionais facilitadores de relacionamentos comunitários e pela promoção direta e indireta da atividade económica local”, sublinha a proposta aprovada.

Impactes positivos no emprego e economia local 
No concelho de Setúbal e na região “não existe um espaço com estas características, totalmente vocacionado para o lazer e práticas desportivas, nas vertentes náutica e terrestre, e acolhendo ainda a vertente turística segundo uma abordagem de sustentabilidade, em linha com os valores da marca turística Destino Portugal que se pretende desenvolver no país”, sublinha a Câmara.
A autarquia considera que o projeto terá impactes "positivos significativos a nível socioeconómico, na criação de postos de trabalho, na dinamização do comércio local e da oferta turística e na promoção da prática desportiva junto da população setubalense".
Nestes termos, o município tem vindo a acompanhar o desenvolvimento do projeto, através de diversas reuniões de trabalho com o promotor, nas quais se exigiu ao promotor a realização de todos os estudos e projetos necessários para atestar a viabilidade do investimento, designadamente o estudo de implantação do empreendimento, o estudo de viabilidade económica e o estudo de impacte ambiental.
O projeto do Wake Park, em processo de licenciamento, tem acolhimento no modelo territorial definido na revisão do PDM de Setúbal, cuja proposta de plano foi apresentada e avaliada pela Comissão Consultiva, no âmbito da conferência procedimental realizada a 28 de Junho deste ano.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários