“O que levas na canastra?” no Forum Cultural de Alcochete

Crianças escrevem livro sobre elementos da história do concelho

O Agrupamento de Escolas de Alcochete procedeu ao lançamento do livro “O que levas na canastra?” e à inauguração da exposição sobre este projeto, no Fórum Cultural de Alcochete, onde vai estar patente ao público até 11 de Janeiro de 2020. O presidente da Câmara de Alcochete, sublinhou que o projeto “resulta da boa articulação entre os vários elementos da comunidade escolar, tão importante no bom funcionamento da escola e fundamental na formação das nossas crianças e jovens”, disse Fernando Pinto. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das nove às 13 horas e das 13h30 às 17h30. 
Crianças lançam livro com histórias  locais 

Ligados à História de Alcochete, os objetos documentados e representados na canastra, também ela representativa da história local, são os seguintes: barrete verde, ponte cais, bote Leão, fogaças, ânfora, saco de sal, São João Baptista, coroa do rei D. Manuel I, medalha do Círio dos Marítimos, Foral de Alcochete, estátua do Cavador, pórtico do Convento de São Francisco e pelourinho de Alcochete.
O presidente da Câmara Municipal felicitou “todos aqueles que de forma direta ou indireta contribuíram para este valioso e peculiar livro identitário da memória coletiva do nosso povo” e referiu que “é um orgulho para este executivo participar desta forma na candidatura ao Projeto a Ler+ 2027”.
Fernando Pinto sublinhou que o projeto “O que levas na canastra?” “resulta da boa articulação entre os vários elementos da comunidade escolar, tão importante no bom funcionamento da escola e fundamental na formação das nossas crianças e jovens”.
“Esta maravilhosa história colaborativa foi escrita a partir de 14 objetos do nosso património cultural material, móvel e imóvel, objetos, símbolos da nossa cultura e identidade local. Através do conto, estes objetos ganham vida e reforçam o seu testemunho histórico e emocional, permitindo que os mais novos aprendam a defendê-los, porque só se pode proteger e valorizar o que se conhece”, sublinhou Fernando Pinto.
“Espero que ao lerem este livro recuem no tempo, despertem memórias, preservem o passado, elemento fundamental para vivermos o presente e sonhar um futuro melhor para todos”, acrescentou o autarca.
A cerimónia foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, a diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Cristina Alves, a representante da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Costa, e a representante da Edições Alfarroba, Andreia Varela.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários