Montijo Jovem 2019 com três vencedores em literatura

Pedro Castro, Sabrina Marques e Pedro Moreira elevam cultura da cidade 

A Câmara do Montijo já revelou os vencedores do Concurso de Poesia e Ficção Narrativa Montijo Jovem 2019, em cerimónia que decorreu no Museu Municipal Casa Mora. Pedro Castro, com “Viagem”, venceu na categoria de Ficção Narrativa. Na modalidade de poesia, pela primeira vez houve dois vencedores em ex-aequo: Sabrina Marques, com “Perpetuum Mobile”, e Pedro Moreira, com “Viagens de ida e volta”. Para o presidente da autarquia do Montijo, este é "um investimento na vontade de fazer da língua e da escrita um elemento da nossa cultura", sublinhou Nuno Canta. 
Jovens mostram o melhor da literatura do concelho 

Este ano foram apresentadas 57 obras a concurso, bem mais do que é habitual, o que é elucidativo da “importância e prestígio deste prémio que é muito exigente. As autarquias são fundamentais na recolha e divulgação de talentos, de novos escritores. O Montijo percebeu isto há muito tempo quando deu início a este prémio, que se não existisse muitos jovens escritores não tinham a possibilidade de ver as suas obras publicadas”, disse o professor Manuel Frias Martins, presidente do júri.
Para além de felicitar os três vencedores, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, falou do Concurso Montijo Jovem como “um investimento na vontade de fazer da língua e da escrita um elemento da nossa cultura. São iniciativas como esta que nos defendem da simplificação dos dias de hoje, onde impera a comunicação instantânea, e permitem reforçar laços linguísticos e culturais”.
Quanto aos vencedores foram unânimes na importância do concurso para o seu curto percurso enquanto escritores, funcionando como um incentivo para darem a conhecer e partilhar o que escrevem com os outros.
Os vencedores receberam um prémio no valor unitário de 1250 euros e a Câmara do Montijo irá proceder a edição das suas obras, durante o próximo ano de 2020.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários