Cães procuram novos donos em Setúbal

Uma cidade inteira "rendida" aos cães que foram tirados das ruas... 

Nove cães acolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do município de Setúbal passearam, quarta-feira de manhã pela Baixa da cidade, numa “cãominhada” de apelo à adoção de animais de forma consciente. É a primeira saída de London, Mango, Quinoa, Caetano, César, Tuti, Sky e Smile desde que foram retirados das ruas, provenientes de situações de abandono, a maior parte encontrados em caixotes do lixo por técnicos da Câmara Municipal e levados para o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do município de Setúbal. Este centro é composto por boxes para 22 cães e 10 gatos. "Todos os meses são recebidos animais encontrados sozinhos na via pública, a maioria sem identificação, feridos e a precisar de cuidados veterinários", explica a autarquia sadina. Nenhum foi adotado mas... a cidade ficou mais sensibilizada para esta causa.
Cães para adoção foram mostrados à cidade 


Os latidos dos cães, no espaço defronte dos Paços do Concelho, anunciaram o início da “cãominhada”, desenvolvida por técnicos municipais e voluntários que levaram os animais num percurso pela Baixa, Avenida Luísa Todi e Praça de Bocage.
A iniciativa, inserida na campanha municipal com o mote “Leva-me contigo. Estou à tua espera”, teve como objetivo sensibilizar o público para o bem-estar animal e apelar à adoção responsável de cães e gatos.
Ao passeio dos oito animais disponíveis no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia para adoção imediata juntou-se um antigo companheiro. O pequeno Itchy, de três anos, pelo preto, foi adotado em Janeiro por Mário Alves, que após ter visto fotografias do animal nas redes sociais veio de imediato da Amadora a Setúbal buscá-lo.
“Soubemos que foi levado para o canil para a ser abatido, estava muito debilitado. Quando vim visitá-lo a primeira vez trouxe ração e disponibilizei-me a custear os tratamentos necessários. Hoje está connosco e está bem”, refere Mário Alves.
A Câmara de Setúbal assume a preocupação com o bem-estar animal e, de forma contínua e permanente, através do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, tem desenvolvido campanhas de adoção responsável.
Por cada animal adotado no centro de recolha, em funcionamento no Parque Municipal de Poçoilos, todos os dias úteis, entre as 7h30 e as 16 horas, ou após este horário por marcação, a autarquia oferece a colocação do microchip, a vacina da raiva, a esterilização e o boletim sanitário.
A ação foi também acompanhada do treinador de cães Fernando Rodrigues, da Dog Training Expert, empresa especializada no treino canino.
O treinador explica que a maioria das pessoas que devolve animais de companhia nos primeiros dias após a adoção “fá-lo por não por irresponsabilidade, mas por falta de preparação ou puro desconhecimento sobre o animal.
Deste modo, através da colaboração com a autarquia, a Dog Training Expert, disponibiliza-se para a oferta de uma consulta comportamental e encaminhamento durante os primeiros dias de adaptação às novas famílias dos animais adotados no centro de recolha do município.

Vacinas e colocação de micrichip decorre todo os meses 
No seguimento da “cãominhada”, decorreu uma campanha de vacinação antirrábica, promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que, em conjunto com as autarquias, desenvolve campanhas periódicas de vacinação e identificação eletrónica dos animais.
Nesta ação, que no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia se repete mensalmente, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, a administração da vacina da raiva nos animais tem o custo de cinco euros, enquanto colocação do microchip é 13 euros. O atendimento é feito por ordem de chegada e o pagamento em numerário.
Os respetivos donos devem fazer-se acompanhar de identificação própria, bem como do boletim sanitário do animal, que devem estar devidamente confinados, com trela, no caso de cães e na caixa transportadora, no caso dos gatos.

Todos os dias chegam novos animais 
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia é composto por boxes para 22 cães e 10 gatos. Todos os meses são recebidos animais encontrados sozinhos na via pública, a maioria sem identificação, feridos e a precisar de cuidados veterinários.
"Os animais recebidos no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia são avaliados clinicamente por um veterinário e aqueles que se diagnostiquem problemas de saúde, os mesmos são tratados nas instalações municipais ou nas clinicas veterinárias que colaboram com o município", explica a autarquia.
Quando os animais possuem coleira ou microchips, os detentores são contactados de imediato. "Os animais que se encontrem saudáveis, mas que não tenham identificação, são desparasitados preventivamente e ficam a aguardar uma família de acolhimento", sublinha a Câmara sadina.
Os interessados em visitar os animais disponíveis para adoção consciente podem contactar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, pelo endereço eletrónico sembea@mun-setubal.pt, pelo telefone 265 729 360, ou através da página no Facebook Adotar um anjo.
De salientar ainda que a autarquia "tem implementado um conjunto de medidas para responder à mudança do paradigma sobre o estatuto dos animais na sociedade, caso da adesão, em 2017, ao programa nacional  Captura, Esterilização e Devolução no controlo de populações de animais errantes, em detrimento da prática da eutanásia", conclui a Câmara de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários