Almada investe 30 mil euros no bem estar dos animais

Autarquia assina protocolo com Associação Os Amigos dos Animais

A Câmara de Almada e a Associação Os Amigos dos Animais de Almada assinaram, esta semana, um protoloco de colaboração que visa reforçar o controlo da população animal de canídeos no concelho. "Este protocolo surge devido à sobrelotação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Almada (com capacidade para cerca de 45 canídeos, o que é manifestamente insuficiente para as necessidades do concelho) e à necessidade de encaminhar animais, com origem em situações urgentes de maus-tratos, negligência ou precariedade social para outros espaços adequados", explica a autarquia em comunicado. 
Almada incentiva à adoção de cães de rua 

No âmbito do protocolo celebrado, a Associação Os Amigos dos Animais de Almada "compromete-se a disponibilizar alojamento nas suas instalações para animais elegíveis para adoção, enviados pelo Serviço Veterinário Municipal de Almada, assim como a promover a adoção destes animais", sublinha o texto do documento.
À autarquia compete a atribuição de 30 mil euros à Associação Os Amigos dos Animais de Almada, proceder à implementação do programa de controlo da população animal através da esterilização e castração dos canídeos, provenientes do concelho de Almada, sob a responsabilidade da associação, assim como colaborar na prestação de cuidados médico-veterinários a esses mesmos animais.
A Associação Os Amigos dos Animais de Almada tem a seu cargo o canil da Aroeira, onde alberga cerca de 220 canídeos, sendo uma referência municipal no âmbito da adoção e apoio a animais em condições críticas.
O Centro Oficial de Recolha do Município de Almada, situa-se na Sobreda de Caparica, e tem como principal prioridade o "desenvolvimento de um espaço de bem-estar animal, com várias áreas de atuação e uma diversidade de serviços prestados, entre os quais se contam o tratamento dos animais recolhidos, as campanhas médicas de profilaxia, o sequestro e quarentena de animais potencialmente perigosos, a adopção de animais, entre outros", explica a autarquia. Tem capacidade para 45 animais mas é "manifestamente insuficiente para as necessidades do concelho", conta a Câmara de Almada.
O bem-estar animal, principal objetivo do Centro Oficial de Recolha, passa por uma melhor informação de todos, pelo que a formação e sensibilização dos intervenientes e interessados é uma pedra basilar na eficácia de todo o processo.
A realização de acções em escolas, centros de convívio e associações fazem parte de um plano mais abrangente de sensibilização, a que se juntam as campanhas contra o abandono de animais, que têm vindo a ser dinamizadas de há alguns anos a esta parte.
Por fim, a "promoção de campanhas de adoção em determinadas alturas do ano, mormente associadas a eventos relevantes realizados no concelho, serão de grande utilidade para a divulgação dos animais com potencial adotivo", conclui a autarquia.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários