Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Grândola inicia requalificação da Olaria de Melides

Autarquia investe 300 mil euros para transformar olaria em núcleo museológico

A Câmara de Grândola vai investir cerca de 306 mil euros na requalificação da Olaria de Melides e na construção de um edifico para realização de oficinas. A obra teve início esta semana e visa recuperar todo o edificado existente e adaptá-lo a núcleo museológico [olaria, forno e casa do oleiro], recorrendo a técnicas tradicionais. Os trabalhos incluem também a construção de um novo edifício para a realização de oficinas, enquadrado no conjunto arquitetónico existente. 
Antiga olaria vai ser museu em Melides 

"Esta importante intervenção será candidatada a fundos comunitários direcionados para o património cultural, tendo em conta a sua importância para a preservação e divulgação do património local e identitário, bem como, para consolidação e alargamento da oferta turística do território – com o forte envolvimento da comunidade", explica a Câmara de Grândola.  
A olaria é a última de um importante centro oleiro que existiu em Melides, cuja produção recua, pelo menos, ao século XVII. 
O município de Grândola adquiriu o imóvel com o "objetivo de o preservar, recuperar e valorizar para que o mesmo possa vir a desempenhar, condignamente, o papel de testemunho vivo das vivências de um grupo profissional e da cultura da comunidade local", sublinha a autarquia em comunicado. 
O edifício foi intervencionado por este município do litoral alentejano em 1994, à data procedeu-se ao arranjo do telhado da oficina e da chaminé do forno e à caiação interior e exterior de todo o imóvel, com vista a sua recuperação e preservação.
Esta olaria enquadra-se no âmbito da arquitetura rural e é constituída por uma oficina e um forno de tipologia romana. É uma construção em tijolo burro, circular e abobadado, sendo que as paredes que o envolvem formam um espaço quadrangular com cobertura em telha de canudo. 

Agência de Notícias com Câmara de Grândola 
Leia outras notícias do dia em 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010