Obras de requalificação de escola em Sesimbra avançam

Escola Navegador Rodrigues Soromenho arranca para obra ainda este ano 

A obra de ampliação da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, na vila de Sesimbra, inserida no acordo de colaboração assinado em 2017 entre a Câmara Municipal e o Ministério da Educação, foi adjudicada pela autarquia.  Os trabalhos de ampliação estão orçados em perto de 2,8 milhões de euros, para uma comparticipação do referido Ministério de três milhões de euros, quer para a ampliação, quer para a requalificação, e devem ir para o terreno antes do final deste ano, prevendo-se que estejam concluídos no verão de 2021. 
Escola tem cerca de 600 alunos e está pronta em 2021 


Este equipamento passará a contar com mais sete salas de aulas, três salas para as artes, três laboratórios, biblioteca, gabinete médico e pavilhão gimnodesportivo. O projeto de arquitetura propõe ainda "a redistribuição dos espaços do atual edifício, ficando, por exemplo, o atual pavilhão como sala polivalente. Após a conclusão dos trabalhos, as atividades escolares serão transferidas para o novo edifício", diz a autarquia.
A reabilitação desta escola de 2 e 3º ciclo era há muito reivindicada "pela comunidade educativa e pela Câmara de Sesimbra, que teve um papel determinante para que fosse possível acomodar todas as valências do futuro equipamento escolar, quer os custos com a elaboração do projeto e fiscalização das obras de ampliação e requalificação da escola, quer a disponibilização dos terrenos necessários", sublinha a autarquia.
O lançamento do procedimento concursal para a requalificação do edifício existente, e da sua envolvente, será efetuado no decorrer da intervenção com as obras de ampliação.
"A comparticipação acordada, embora de valor significativo, ficará aquém dos custos totais com as obras, o que significa que a autarquia irá assegurar parte considerável do financiamento das intervenções", sublinha o comunicado da Câmara. 
Francisco Jesus, presidente da autarquia de Sesimbra, lembra que esta obra é "fundamental para melhorar as condições de ensino a cerca de 600 alunos".

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários