Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Universidade Sénior abre com mais alunos no Montijo

169 alunos iniciaram ano letivo com criminologia, turismo e feng shui como novas disciplinas

Temáticas de criminologia, turismo ou feng shui estão entre as nove disciplinas novas à disposição dos 169 alunos inscritos este ano, na Universidade Sénior do Montijo. A sala multiusos, na Quinta do Saldanha, acolheu a cerimónia de abertura do novo ano letivo da Universidade Sénior da cidade que permitiu dar as boas-vindas a novos alunos (caloiros) e professores. A iniciativa contou com a presença de Nuno Canta, presidente da Municipal do Montijo que enalteceu o trabalho realizado pela reitoria, alunos, professores voluntários e funcionários reiterando a permanente disponibilidade da autarquia para “continuar a engrandecer a universidade”. 
Seniores já começaram aulas no Montijo  

“É, para nós, um elemento fundamental continuar a desenvolver projetos de envelhecimento ativo” acrescentando que a universidade é “um projeto fundamental de coesão e inclusão social na cidade”, disse o autarca.
No decorrer da iniciativa o reitor da Universidade Sénior do Montijo, José Francisco dos Santos comunicou que “estão matriculados, no momento, 169 alunos, dos quais 29 fazem a primeira matrícula”.
O reitor realçou também que “este é o primeiro ano que se atinge um número máximo de disciplinas colocadas à disposição dos alunos, num total de 49”, nove das quais lecionadas pela primeira vez, de temáticas tão diversificadas como criminologia, feng shui [arte milenar chinesa que estuda a influência do espaço no bem-estar do indivíduo] ou turismo.
Outra novidade também revelada pelo reitor foi “que será realizado no Montijo, no dia 15 de Maio de 2020, o torneio distrital de Walking football da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, onde irão intervir 18 equipas”.
Francisco Santos, que comemorou na mesma data um ano de reitoria, fez também um balanço do ano letivo antecedente informando que “foram realizadas 400 aulas, sete visitas de estudo, 15 workshops e cinco aulas abertas”.
A cerimónia terminou com um apontamento musical protagonizado por Luís Sequeira.

Mês Sénior continua com Workshop e Mega Aula Aberta
Mais duas iniciativas integradas nas comemorações do Mês Sénior vão ter lugar já esta semana. No dia 17 de Outubro, quinta-feira, terá lugar um Workshop de Musicoterapia e no dia seguinte 18 de Outubro uma Mega-Aula Aberta de Atividade Física.
Chama-se musicoterapia e, como o nome indica, é uma abordagem terapêutica centrada na música. Este vai ser o tema abordado por Anabela Breia Fernandes do workshop que se irá realizar na Casa do Ambiente, pelas 15 horas.
O objetivo da musicoterapia é “desenvolver potenciais e restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento”, lê-se no site da Associação Portuguesa de Musicoterapia.
A Mega Aula aberta a toda a população será dinamizada por Helena Santos Lopes, a partir das 10h30, no Parque Municipal. Uma atividade que se realiza, também, no âmbito das celebrações do 10.º aniversário do Centro Hospitalar Barreiro Montijo.
Durante todo o mês de Outubro no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa realizam-se diversas iniciativas.
"O Mês Sénior é uma iniciativa promovida pelo município do Montijo com o objetivo que todas sejam conscientes das atitudes negativas e discriminatórias por razões de idade, assim como do prejuízo que estas causam nas pessoas de mais velhas", diz a Câmara do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 
Leia outras notícias do dia em 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010