Câmara aposta no LED em Palmela e Pinhal Novo

Autarquia vai poupar 64 por cento em iluminação pública nos centros urbanos 

A Câmara de Palmela vai poupar milhões de euros em consumo energético graças à substituição da atual rede de iluminação pública pelo sistema LED, no centro histórico de Palmela e no centro urbano de Pinhal Novo, num investimento de 700 mil euros, revelou o município em comunicado. A candidatura, apresentada pelo município ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, foi aprovada. Esta operação tem um valor global elegível de cerca de 760 mil euros e um cofinanciamento reembolsável em 50 por cento por fundos europeus.
Palmela quer mudar sistema de iluminação pública 

O objetivo, explica a Câmara de Palmela em nota enviada à ADN-Agência de Notícias, é "reduzir os consumos de energia elétrica do município, através da instalação de tecnologia LED em 2.325 luminárias no centro histórico de Palmela e no centro urbano de Pinhal Novo, permitindo um melhor desempenho em matéria de iluminação pública, diminuindo as emissões de gases com efeito estufa e racionalizando os consumos, com uma consequente redução da fatura energética da autarquia".
Em termos práticos, a operação vai permitir a redução do consumo de energia pública e da respetiva despesa em 64 por cento, prevendo-se, assim, "o retorno do investimento, indo ao encontro, ou até mesmo superando, as metas fixadas no âmbito da Política Energética Nacional, que prevêem uma redução de 30 por cento dos consumos energéticos ao nível da administração pública", conta a Câmara de Palmela.
No âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, o município definiu, desde logo, como prioritário o "investimento na área da eficiência energética dos espaços e edifícios públicos, por forma a apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono".
Além desta candidatura, a Câmara de Palmela está a concluir os projetos de execução para o reforço da eficiência energética em edifícios municipais, nomeadamente, nas Piscinas de Palmela e de Pinhal Novo, Cineteatro S. João, Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, Mercado Municipal de Pinhal Novo, Centro Cultural de Poceirão e Escolas Básicas Salgueiro Maia, Alberto Valente e Zeca Afonso.
A autarquia liderada por Álvaro Amaro, "tem vindo, igualmente, a instalar iluminação mais eficiente em todos os serviços e a intervir nos equipamentos eletromecânicos, de forma a reduzir os consumos energéticos e, consequentemente, a pegada ecológica", sublinha a Câmara Municipal.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela
Leia outras notícias do dia em 

Comentários