Festival do Tomate em Alvalade e Mimosa

Pratos com sabor a tomate servidos no concelho de Santiago do Cacém 

Realiza-se até domingo, o 5.º Festival do Tomate de Alvalade e Mimosa, no concelho de Santiago do Cacém, onde não irão faltar entradas, pratos principais e sobremesas onde o tomate será o protagonista. Esta iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia. O Festival é promovido pela Câmara de Santiago do Cacém com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado. A animação musical acontecerá no jardim da Mimosa e será garantida na sexta-feira por Cláudio Rosário, pelas 21h30, e no sábado por Carla Nunes, pela mesma hora. Remonta ao final do século XVI o protagonismo deste fruto que rapidamente foi introduzido na cultura gastronómica portuguesa.
Tomate é rei nos restaurantes locais 

O concelho de Santiago do Cacém prepara-se para receber mais uma edição do Festival do Tomate de Alvalade e Mimosa, a acontecer de sexta-feira a domingo. A 5ª edição da festividade, que se realiza na freguesia de Alvalade, pretende impulsionar a economia local através da promoção da gastronomia da região e, essencialmente, do tomate, considerado como património gastronómico local pelas suas propriedades.
Para o município do litoral alentejano,  “as expectativas são altas pois o festival é uma iniciativa que já ganhou o gosto do público. Este, durante estes dias, procura nos restaurantes aderentes as ementas com propostas variadas”. Em termos de visitantes, “o balanço feito junto dos empresários da restauração é positivo. A procura, durante os três dias de festival, é superior aos 80 por cento dos pratos apresentados”, sublinha a autarquia.
Este ano, aderiram à iniciativa cinco restaurantes pertencentes a Alvalade e Mimosa. Na confecção das entradas, dos pratos principais e das sobremesas, o tomate será o centro das atenções, produzido por associados da AlenSado – Cooperativa Agrícola do Sado.
Nesta 5ª edição do fruto que comumente é apelidado de legume, participam os restaurantes: Restaurante O Bombeiro, Churrasqueira da Mimosa, Restaurante e Pizzaria Cosa Nostra, Restaurante São Sebastião da Mimosa e a Casa das Bifanas O Messias.
Por sua vez, a animação musical acontecerá no jardim da Mimosa e será garantida na sexta-feira por Cláudio Rosário, pelas 21h30, e no sábado por Carla Nunes, pela mesma hora.

A produção de tomate em Alvalade
O tomate surge na América Central e do Sul, mas ganha destaque na Europa no final do século XVI. Por sua vez, em Alvalade, começa a ser cultivado em 1959, tendo a sua produção atingido, no período entre 1973 e 1975, o ponto mais alto com uma área de plantação de 1600 hectares. Em 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país, fechando nos anos 90.
Hoje em dia a sua produção na freguesia, segundo a Câmara de Santiago do Cacém, é “realizada de forma sustentável”, na qual se recorre “a métodos e a tecnologias eficazes”. O seu cultivo é “fonte de trabalho para centenas de pessoas”, sendo assegurado “pela adaptação da cultura ao clima, pelos solos existentes e pela água proveniente de Campilhas e do Alto Sado”, diz o município do distrito de Setúbal. 
Consulte aqui a programa completo do Festival do Tomate. 

Comentários