Costa da Caparica já tem praias cheias de areia

Em mês e meio foram colocados um milhão de metros cúbicos de areia

Os trabalhos de alimentação das praias da Costa de Caparica e de São João da Caparica, no concelho de Almada, terminaram esta terça-feira, duas semanas antes do previsto, anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente. Esta empreitada, que teve início em 13 de Agosto, representou um investimento total de cerca de 5,8 milhões de euros, sendo financiada por fundos comunitários. Inicialmente, a data prevista para a conclusão dos trabalhos era o dia 12 de Outubro. 
Obras terminam duas semanas antes do previsto 

Em comunicado a Agência Portuguesa do Ambiente referiu que “os trabalhos correram sem quaisquer contratempos” e puderam ser concluídos antes do prazo previsto graças aos meios de dragagem utilizados.
“Durante os próximos dias, será realizada a desmobilização e retirada dos equipamentos terrestres, nomeadamente das tubagens metálicas e das escavadoras giratórias e bulldozers”, conclui a nota da Agência Portuguesa do Ambiente
Na altura em que se iniciaram as obras, a Agência Portuguesa do Ambiente explicou que a obra teria lugar durante o verão, período de maior afluência, uma vez que “a operação de dragagens e bombeamentos de areia só pode realizar-se em período de baixa ondulação (menos de dois metros) e sempre respeitando as marés”.
As praias da Costa da Caparica e de S. João da Caparica receberam, ao todo, um milhão de metros cúbicos de areia para "contrariar a tendência erosiva e repor, o mais possível, o equilíbrio nas zonas de berma e de espraiamento, promovendo simultaneamente a utilização balnear".
Esta intervenção abrangeu a Nova Praia, a Praia da Saúde, a Praia Nova, a Praia do Dragão Vermelho, a Praia do CDS, a praia do Tarquínio-Paraíso, a Praia de Santo António e a Praia de São João, todas no concelho de Almada.

Agência de Notícias com Lusa
Leia outras notícias do dia em 

Comentários