Consumo sustentável de peixe em destaque em Setúbal

Cidade recebe na sexta-feira a primeira Fish Day a decorrer em Portugal

Setúbal é o primeiro concelho português a integrar uma iniciativa relacionada com o consumo responsável e sustentado de pescado, numa ação a decorrer ao longo do dia 27 de Setembro em vários restaurantes da cidade. A primeira Fish Day a decorrer em Portugal, organizada pela Associação Natureza Portugal, representante nacional da World Wildlife Fund, com o apoio da Câmara de Setúbal, assenta no mote “Peixe e Marisco Sustentável para a Natureza e para as Pessoas”. Em Setúbal, este projeto tem o envolvimento de vários restaurantes da cidade e visa "sensibilizar para o consumo sustentável de produtos do mar, ao mesmo tempo que propõe a alteração de comportamentos dos consumidores", diz a organização. 
Dia do Peixe chega a Setúbal esta sexta-feira 


A iniciativa decorre no âmbito do projeto internacional Fish Forward, conduzido pela World Wildlife Fund, a maior organização não governamental na liderança de projetos de conservação do meio ambiente, e visa implementar uma maior consciência ambiental e ecológica junto da população.
Em Setúbal, este projeto tem o envolvimento de vários restaurantes da cidade, nomeadamente, A Casa do Peixe, Casa do Mar, Martróia, Novo 10, O Miguel, Rebarca, Restaurante Miami, Ribeirinha do Sado, Sangue na Guelra, Tasca da Fatinha, Tasca Xico da Cana e Tasca Kefish.
Ao longo do dia, os doze estabelecimentos envolvidos estão assinalados com a sinalética da iniciativa e apresentam uma “Ementa Fish Day”, com sugestões de pratos em que é valorizado o consumo responsável e sustentável de peixe, tendo em conta as preocupações de sustentabilidade, como dimensão da espécie e origem e certificação do pescado.
Na manhã de 27 de Setembro, Dia Internacional do Turismo, a primeira edição nacional do Fish Day arranca na Casa da Baía às 10h30, com a apresentação do projeto Fish Forward, numa conferência com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e da CEO da WWF – Associação Natureza Portugal, Ângela Morgado.
O Projeto Fish Forward, co-financiado pela União Eurpeia, sensibiliza para o consumo sustentável de produtos do mar, ao mesmo tempo que propõe a alteração de comportamentos de consumidores e empresas na Europa, com base numa maior consciencialização e maior conhecimento das implicações que o consumo e o fornecimento de pescado têm sobre as pessoas e os oceanos nos países em desenvolvimento.
Os objetivos passam igualmente por, até 2020, garantir que consumidores e empresas assumam a responsabilidade da escolha de produtos do mar sustentáveis, para, assim, contribuírem ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, bem como para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Mais informações sobre o Projeto Fish Forward podem ser consultadas no site do evento.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários