Urbana de Pinhal Novo volta a ser paga em Novembro

TST lança carreira urbana na vila com horários aos sábados e domingos 

Desde a semana passada que circulam mais autocarros pela freguesia do Pinhal Novo, no concelho de Palmela. A carreira 449, da TST, é a primeira urbana e pretende que os habitantes da zona tenham mais mobilidade. Para que os passageiros se consigam adaptar a esta mudança positiva, o novo circuito é gratuito até 31 de Outubro. Só a partir dessa data é que os utentes começam a pagar bilhetes. Os valores ainda não foram revelados. Implementada em parceria com a TST, esta é "mais uma medida que reforça a utilização dos transportes públicos como uma opção vantajosa e amiga do ambiente", diz a Câmara de Palmela. 
Viagens serão pagas a partir de 1 de Novembro 

A TST – Transportes Sul do Tejo e a Câmara de Palmela lançaram o circuito urbano do Pinhal Novo – Carreira 449, que vai permitir uma melhor mobilidade aos habitantes desta freguesia do Concelho de Palmela.
O novo circuito entrou em vigor a 16 de Setembro e será de utilização gratuita até 31 de Outubro. "Desta forma, os passageiros terão um período de adaptação que lhes possibilitará carregar ou adquirir os seus Passes Navegante, sem que haja qualquer perturbação nas suas viagens durante esta fase de mudança", disse a autarquia.
O lançamento desta carreira resulta de um projeto conjunto da TST e da Câmara de Palmela que visa promover a utilização do transporte público e a mobilidade no Pinhal Novo.
José Pires da Fonseca, Presidente do Grupo Arriva, afirma que "a melhoria da mobilidade das populações é a maior prioridade para a TST. Para isso, é fundamental estarmos coordenados e em contacto constante com os municípios, para que possamos conhecer as diferentes necessidades das freguesias e servi-los eficazmente".
Implementada em parceria com a TST, esta é mais uma medida que reforça a utilização dos transportes públicos como uma opção vantajosa e “amiga do ambiente”. Com a reformulação da carreira 449 da TST, "os munícipes da vila de Pinhal Novo passam, assim, a ter um novo serviço ao seu dispor que assegura a realização do circuito urbano", diz a Câmara de Palmela.
"Esta nova oferta também vem dar resposta às reivindicações já apresentadas pelo Município de Palmela, tal como a carreira 565, que assegura a ligação Lisboa-Palmela, que foi, recentemente, reforçada", sublinha a autarquia.
Ainda no domínio da mobilidade, recorda-se que o Município de Palmela tem "vindo a investir fortemente na promoção do transporte público e consagra, anualmente, cerca de 1,3 milhões de euros do orçamento municipal para que as famílias possam usufruir de transportes públicos a preços reduzidos". 
Têm ainda sido feitos investimentos em "novos circuitos pedonais e cicláveis, sendo a Semana da Mobilidade uma excelente oportunidade conhecer a oferta existente no território", reforça a Câmara de Palmela.

Percurso mantém-se e alarga-se aos sábados e domingos 
"Os modos suaves de deslocação, como andar a pé ou de bicicleta, e o uso do transporte público coletivo são essenciais para a redução das emissões de carbono e de outros gases com efeito de estufa", diz ainda a autarquia.
Recorde-se que, no início de 2017, o Circuito Urbano de Pinhal Novo foi melhorado, abrangendo novas zonas, o horário passou a ser rígido, facilitando a organização de passageiras e passageiros e o serviço foi alargado aos sábados de manhã e ao domingo de mercado mensal, facilitando, deste modo, as compras no comércio local, associadas ao transporte sustentável.
O percurso deste autocarro começa e termina nas Piscinas do Pinhal Novo. Pelo meio, passa por zonas como a Escola Secundária,  Escola Preparatória José Maria dos Santos, Escola Alberto Valente, Urbanização dos Mochos, Salgueirinha, Sul Ponte, Avenida Alexandre Herculano, Jardim José Maria dos Santos, Praça da Independência, Vila Paraíso, Mercado Municipal e Mensal e Centro de Saúde. 
A primeira saída nos dias úteis acontece às 7h05 e a última às 18h35. Aos sábados e domingos o horário é reduzido e pode consultá-lo no site da TST.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários