Festas da Moita decorrem de 6 a 15 de Setembro

Vila em festa para celebrar a fé, o rio e a tauromaquia

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem estão de volta à vila da Moita, de 6 a 15 de Setembro. A animação será garantida durante dez dias, com um programa preenchido com as habituais Largadas de Toiros, a Tarde do Fogareiro, a Noite do Fragateiro, a Procissão em Honra da Padroeira, a Feira Comercial e Industrial, a Feira Taurina, o Desfile Moita em Festa, os espetáculos musicais – onde se destaca os concertos de Boney M, Syro, Cuca Roseta,  Blaya , Quim Barreiros, HMB,  April Ivy e Deejay Kamala - e muito mais. A Festa mantêm os dez dias de celebração e a “qualidade de sempre”.
Moita celebra Nossa Senhora da Boa Viagem 

Já é conhecido o programa completo das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, que, este ano, vão decorrer, entre 6 e 15 de Setembro. A apresentação pública realizou-se em ambiente festivo, na noite de 24 de Agosto, na Praça de Toiros Daniel do Nascimento e contou com a participação da sempre animada Charanga do Huga Huga da Banda Musical do Rosário, um espetáculo de Sevilhanas com o grupo Soledad, da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, uma Largada de Toiros na Praça de Toiros Daniel do Nascimento e, por último, um Baile Popular com o grupo Contraponto.
As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem [a última grande festa popular do distrito de Setúbal deste ano], representam o que de mais genuíno as suas gentes têm para oferecer: a hospitalidade, a religiosidade, as tradições ligadas ao rio e à festa brava. "Estas festas populares prometem, como sempre, um programa intenso e diversificado num misto de animação, emoção e tradição", explica a Câmara da Moita.
Boney M (dia 6), Syro (dia 7), Iberia (dia 8), Cuca Roseta (dia 9), Blaya (dia 10), Quim Barreiros (dia 11), HMB (dia 12), April Ivy (dia 13) Deejay Kamala (dia 14) e Banda da Armada (dia 15) são os principais artistas que vão pisar o Palco da Marginal, antevendo-se grandes espetáculos, a partir das 23 horas.
As Festas da Moita oferecem mais dois palcos, com espetáculos diários: um na Praça da República e outro no Largo Conde Ferreira, este mais vocacionado para os bailes populares. Todos os concertos são ao ar livre e com entrada gratuita.
As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 8 de Setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 18 horas.
No dia 7, realiza-se a tradicional Noite do Fragateiro, com Desfile de Marchas Populares nas ruas da Vila e participação das Marchas do União Desportiva e Cultural Banheirense, Bairro Alto, Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes, Grupo Desportivo da Mouraria e Alto do Pina.
As tradicionais largadas de toiros atraem, todos os anos, milhares de pessoas à Avenida Dr. Teófilo Braga. Este ano, vão acontecer nas noites de 6, 9 e 13, a partir da uma da manhã, nos dias 9, 10, 11, 12, 13 e 15, às 10 horas, e no dia 14, às 17 horas.
No Dia do Município, 10 de Setembro, a Praça de Touros Daniel do Nascimento recebe, às 22 horas, a Corrida de Toiros.
O convívio popular é uma constante nas Festas da Moita, tendo o seu ponto alto na Tarde do Fogareiro, uma festa dentro da festa, no dia 13 de Setembro, a partir da uma da tarde. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar e os amigos vão chegando, enchendo a Avenida Dr. Teófilo Braga. Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente de Amarante, a Charanga “Huga Huga”, do Rosário, e o Fogareiro Elétrico com Nélio Pinto.
A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 14, às 15 horas. No mesmo dia, também às 15 horas o Varino “O Boa Viagem” recebe a bordo a iniciativa “Sábados a Ler em Família”, com a história “Por Favor Não Abanem o Barco”. 
A tarde de 12 de Setembro, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 15 horas, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.

Agência de Notícias com Câmara da Moita  
Leia outras notícias do dia em 

Comentários