Alcochete vai realizar campanha de controlo de gatos

Município estabelece protocolo com a Associação Alfaiate

A Câmara de Alcochete vai realizar uma campanha de captura, esterilização e devolução de gatos ao local de origem, denominado Programa CED [Captura, Esterilização e Devolução]. A colónia de gatos de rua vai ser intervencionada pela Autarquia e pela Associação Alfaiate, uma vez que o aumento descontrolado de populações de animais errantes potencia problemas de saúde pública. O vereador com o pelouro da Saúde Pública, Vasco Pinto, explicou que “a Câmara Municipal tem como objetivo promover o controlo da reprodução animal, nomeadamente de cães e gatos vadios ou errantes”. 
Alcochete vai cuidar dos gatos de rua 

A autarquia aprovou por unanimidade, a celebração de um protocolo de colaboração com a Associação Alfaiate que visa a implementação de um Programa CED – Captura, Esterilização e Devolução de gatos ao seu meio ambiente.
Vasco Pinto, explica que “a Câmara Municipal tem como objetivo promover o controlo da reprodução animal, nomeadamente de cães e gatos vadios ou errantes”. Adiantou ainda que já foi dado início ao Programa CED em relação aos gatos com a sua devolução ao meio natural; “que é a forma mais eficaz de controlar as populações de gatos errantes”.
O autarca disse ainda que “estes programas CED só têm eficácia se envolvermos as associações locais e os voluntários já habituais cuidadores das colónias” e que “há a necessidade de criar um equilíbrio entre aquilo que são os animais de rua e as condições de saúde pública e de salubridade”.
Com este protocolo, o município pretende dar cumprimento à lei que veio estabelecer a proibição de abate de animais errantes como forma de controlo da população, privilegiando a profilaxia cirúrgica reprodutiva.
O Programa CED permite controlar a população de gatos no concelho, responsabilizar os atuais cuidadores voluntários, regulamentando o tipo de comida fornecido nas colónias, proibindo a utilização de restos de comida e consequentemente diminuir as pragas associadas a este tipo de poluição, promover uma política de proteção do meio ambiente e bem-estar animal e aproximar a autarquia dos seus munícipes.
A autarquia solicita "a colaboração da população para que sejam mantidos os locais limpos e a detetar colónias que necessitem de intervenção". Apela ainda para que os "gatos sejam alimentados apenas nos locais apropriados, colocando unicamente água e ração". 
"Dando resposta às responsabilidades do município nesta matéria, em parceria com a Associação Alfaiate, foi dado o primeiro passo para implementação do Programa CED na freguesia de Alcochete através da instalação de dois abrigos em colónias identificadas e em preparação está ainda a colocação de novos abrigos de madeira junto a outras colónias", explica a autarquia.  
O objetivo passa também por "sensibilizar a comunidade para os benefícios e vantagens desta ação de controlo, como forma de evitar a transmissão de doenças, ninhadas não planeadas, bem como minimizar comportamentos indesejáveis", sublinha a Câmara.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete
Leia outras notícias do dia em 

Comentários