Tasquinhas promovem produtos do mar em Sines

Os petiscos à beira mar na baía da cidade estão de volta até 4 de Agosto

Os produtos do mar como a caldeirada de peixe podem ser saboreados, a partir de sexta-feira, no evento gastronómico 'Tasquinhas de Sines', que propõe petiscos e animação até ao mês de Agosto. A iniciativa, promovida pelo município, realiza-se em dois espaços cobertos, na avenida Vasco da Gama, no passeio marítimo de Sines, onde são instaladas 17 tasquinhas, a maioria asseguradas por associações, coletividades e restauração deste concelho do litoral alentejano. Tendo a frente marítima e a baía de Sines como palcos principais, o evento gastronómico, que vai na 24.ª edição, "é um dos mais populares" da região e um dos que "mais turistas atrai" à cidade de Sines, segundo os promotores. Em termos musicais, o programa, que inclui vários géneros musicais, como o fado, pop, rockabilly, kizomba e hip hop. Diamantina, Lucky Duckies, Jorge Nice, Irmãos Verdades e Carlão são alguns dos nomes em destaque até 4 de Agosto.
Tasquinhas estão de regresso a Sines 

As Tasquinhas Sines, realizadas num recinto junto ao mar, com vista para a baía da cidade e para o porto de pesca, combinam uma componente gastronómica e um programa de animação diário. A oferta gastronómica é dominada pela cozinha caseira, com pratos confecionados e servidos por populares, criando uma experiência de autenticidade e contacto com a população.
"É uma das iniciativas mais populares e o objetivo passa por dar a conhecer a gastronomia da região, toda a paisagem que a nossa baía proporciona e também dar apoio ao movimento associativo, que irá ocupar grande parte dos expositores" explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas.
Desde as feijoadas de choco e de búzio, caldeiradas, arroz de polvo ou de marisco e choco frito até ensopados, camarão frito e lulas, o evento apresenta "uma oferta muito variada de pratos com produtos ligados ao mar" que são confecionados "pelas associações do concelho que naturalmente valorizam ainda mais os produtos locais", afirmou.
"Ano após ano, temos tido uma grande procura de visitantes, não só de concelhos vizinhos, como de outras regiões do país nesta altura do ano, uma vez que sabem que há aqui uma série de iniciativas culturais e desportivas e outras que fazem com que Sines seja um município atrativo", sublinhou Nuno Mascarenhas.
Os visitantes podem ainda degustar, até 4 de Agosto, de outros pratos característicos da região como as migas alentejanas, frango do campo com pimentos, cachupa, moamba de galinha, caril de caranguejo e sopa de cação.
Este ano, a componente musical é reforçada com um total de 20 concertos no palco principal do evento, que vai contar com iniciativas paralelas, como a Feira do Mar, no próximo fim de semana, e o Festival Musicas do Mundo, que se realiza entre os dias 24 e 27 deste mês, em Sines.
"É um complemento que já há muito pretendíamos concretizar para potenciar estes eventos", destacou o autarca.
A organização promove igualmente um concurso gastronómico que desafia os expositores a confecionarem o melhor prato de cada edição das Tasquinhas e, este ano, a escolha recai na "melhor caldeirada de peixe".
"Tendo uma variedade enorme de peixe na nossa costa e um conjunto de pessoas que continuam a manter a tradição de confecionar a excelente caldeirada de Sines, este concurso vai atrair a Sines os apreciadores deste prato", acrescentou o presidente.
Em termos musicais, o programa, que inclui vários géneros musicais, como o fado, pop, rockabilly, kizomba e hip hop, arranca na sexta-feira com o espetáculo da fadista Diamantina e encerra, a 4 de Agosto, com um concerto de Carlão.
Consulte aqui o programa completo das tasquinhas de Sines 2019.

Agência de Notícias com Lusa 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários