Reforço do parque escolar na Quinta do Conde

Nova escola é um investimento de quase dois milhões de euros e abre em 2020 

Numa das zonas mais movimentadas da Quinta do Conde vai surgir uma nova escola básica e jardim de infância, que representa um investimento de 1 milhão e 800 mil euros, cofinanciado pelo Portugal 2020 com uma verba a rondar os 620 mil euros. Se tivermos em conta o valor do terreno, avaliado em cerca de 500 mil euros, o investimento municipal é superior a 1 milhão e 650 mil euros. O novo edifício vai ser implantado num terreno situado junto à Estrada Nacional 10, o principal eixo viário da região, a uma zona comercial e aos parques da Vila e da Várzea. Terá seis salas de aula para o primeiro ciclo e duas para jardim-de-infância, biblioteca, sala polivalente, copa, sala de professores e pessoal auxiliar campo de jogos e espaço de recreio no exterior. "O prazo para conclusão da obra está estimado em 420 dias, o que significa que estará em funcionamento no ano letivo de 2020/2021", explica a Câmara de Sesimbra. 
Nova escola está pronta no ano letivo em 2020/2021

O novo edifício funcionará como extensão da Escola Básica n.º 2 da Quinta do Conde e permitirá, diz a autarquia, "reduzir o número de horários duplos atualmente em funcionamento, uma vez que em algumas turmas as salas são partilhadas entre os alunos da manhã e da tarde".
Deste modo, cada turma terá uma sala própria, "o que beneficiará, não só o processo de ensino, como também a resposta às famílias, pois desta forma as crianças passam a poder usufruir das Atividades de Enriquecimento Curricular e Componente de Apoio à Família sem limitações", realça a autarquia de maioria comunista.
No projeto inicial, estava previsto um auditório com cerca de 200 lugares, que, no entanto, não pôde ser enquadrado na candidatura. Deste modo, a autarquia optou por proceder à sua deslocalização para o recinto onde atualmente se realiza a Feira Festa, e "suportar a construção com recurso ao orçamento municipal, por considerar que é fundamental para a freguesia".
Este novo equipamento reforça o investimento na Educação em todo o concelho e que tem "permitido um reconhecimento como referência a nível nacional, quer no âmbito dos equipamentos, quer dos diversos programas fruto do desenvolvimento do projeto educativo concelhio", sublinha a Câmara de Sesimbra.
A par destas intervenções ao nível do ensino básico e jardim-de-infância, da responsabilidade da autarquia, a Câmara de Sesimbra "tem-se empenhado em contribuir para resolver situações urgentes de carência de instalações, da responsabilidade do Ministério da Educação, como é o caso do acordo para requalificação da Escola Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra, ou das diversas iniciativas e contactos para desbloquear a construção de uma escola secundária na Quinta do Conde, para a qual o município já disponibilizou um terreno", concluiu a autarquia.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários