Alcochete vai homenagear o forcado Fernando Quintela

Estátua do forcado que morreu vai estar no largo António dos Santos Jorge

A Câmara de Alcochete aprovou, por maioria, com os votos contra dos vereadores da CDU, na reunião descentralizada de câmara que decorreu no Centro Comunitário do Passil, uma alteração ao projeto de requalificação do largo António dos Santos Jorge. A alteração está relacionada com a integração da estátua de homenagem a Fernando Quintela, antigo forcado do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, falecido em 2017, no espaço onde existia uma fonte. Com esta alteração, diz a autarquia, "o busto de homenagem ao Engenheiro José Samuel Lupi permanecerá no mesmo local, integrado num espaço que será também objeto de requalificação". A requalificação do largo António dos Santos Jorge estará concluída a tempo das Festas de São João Baptista", a 23 e 24 deste mês.
Obras já começaram no Largo 

O presidente da câmara manifestou a sua concordância com a proposta do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete para a integração da estátua no largo que está a ser requalificado pela autarquia: “Este executivo foi sensível à proposta de Grupo de Forcados Amadores de Alcochete que, há algum tempo, começou a desenvolver várias ações com o objetivo de angariar fundos para a construção de um monumento que perpetuasse a memória do forcado Fernando Quintela”, disse Fernando Pinto.
“Transmitiram-me que gostariam que este monumento ficasse localizado em frente à sede do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e em função dessa solicitação não vejo nenhuma objeção em mantermos o busto do Engenheiro José Manuel Lupi no local onde atualmente está, que é bastante digno, só não é digno o espaço onde ele assenta”, sublinhou Fernando Pinto.
Para o autarca a solicitação faz todo o sentido, pois é ali que está a sede do grupo e referiu-se aos forcados como “parte integrante daquilo que é a memória coletiva deste povo à beira Tejo plantado e que enquanto houver forcados na minha terra haverá certamente tradições para manter”.
O vereador Vasco Pinto manifestou muito agrado sobre a aceitação desta alteração: “Registo com agrado que em 2019, possa ali ser construído um monumento de homenagem a uma figura de Alcochete, pois em democracia basta ao órgão executivo tomar esta decisão, independentemente do sentido de voto, para ser construído no espaço público um monumento de homenagem a uma figura”.
Recorde-se que Fernando Quintela foi homenageado a título póstumo, com a atribuição da Medalha da Restauração, na sessão solene do 120.º aniversário Restauração do Concelho.
A câmara municipal já deu  início às obras de requalificação do largo António dos Santos Jorge, em Alcochete.
A requalificação incidirá "numa área de aproximadamente 500 m2, composta por duas zonas: a zona um que apresenta atualmente um espaço delimitado por relva onde se localiza o busto do Engenheiro José Samuel Lupi, e a zona dois, com pavimento em calçada onde está uma fonte e cinco cubos em pedra rosa", diz a autarquia.
A intervenção visa também a preservação das palmeiras existentes assim como o reposicionamento dos bancos de repouso existentes e colocação de novos, além da inclusão de outros pilaretes delimitadores de trânsito.
"A requalificação do largo António dos Santos Jorge estará concluída a tempo das Festas de São João Baptista", a 23 e 24 de Junho, garante a autarquia. 

A última pega de Fernando Quintela foi na Moita em 2017
O forcado dos Amadores de Alcochete Fernando Quintela, de 26 anos, morreu a 16 de Setembro de 2017,  numa unidade hospitalar em Lisboa, na sequência de uma colhida de um touro. 
O jovem forcado, que pegava de caras, na praça de toiros Daniel do Nascimento, na Moita, no decorrer de uma corrida à portuguesa, foi ferido com gravidade por um touro pertencente à ganadaria de Prudêncio, com 530 quilos.
Fernando Quintela foi de imediato transportado para o Hospital de São José, em Lisboa, onde veio a falecer durante a madrugada seguinte.
O acidente que vitimou Fernando Quintela ocorreu na última corrida de toiros inserida na Feira Taurina da Moita do Ribatejo, num concurso de ganadarias onde foram lidados toiros de Murteira Grave, Ascensão Vaz, Prudêncio, António Silva, Fernandes de Castro e Veiga Teixeira.
Em praça estiveram os cavaleiros João Moura Jr., João Telles Jr. e Francisco Palha, bem como os forcados de Évora e Alcochete.

Agência de Notícias

Comentários