Praça das Tertúlias embeleza entrada no Montijo

Tertúlias e movimento associativo popular dão nome a nova praça 

Ao todo são 25 bandeiras, a representarem o Montijo, as suas freguesias e o movimento associativo ligado à festa brava e às Festas Populares de São Pedro, que desde o dia da Liberdade, passaram a embelezar uma das principais entradas na cidade do Montijo junto à Monumental Amadeu Augusto dos Santos. Foram içadas durante a inauguração da nova Praça das Tertúlias, resultante da requalificação que permitiu o alargamento da rotunda ali existente e a ampliação, para o dobro, do terreno público na zona. A placa com a designação do renovado espaço foi descerrada por Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, e pelos promotores urbanísticos José Manuel Rufino e Sesinando Guerreiro, dupla responsável pela totalidade do investimento – na ordem dos 350 mil euros – como contrapartida de uma operação de loteamento em frente à praça de toiros.
Nova Praça situa-se junto à Praça de Toiros 

Numa homenagem ao movimento associativo, a nova Praça das Tertúlias, localizada junto à Praça de Toiros do Montijo, foi inaugurada no dia 25 de Abril, num ato público que reuniu mais de uma centena de pessoas, entre autarcas da câmara, de todas as freguesias do concelho, dirigentes associativos, representantes das tertúlias e população.
Ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo, foram hasteadas 25 bandeiras, a representarem o município, as juntas de freguesia e as diversas tertúlias e associações ligadas ao mundo da tauromaquia.
“Esta Praça das Tertúlias é um testemunho coletivo da vontade de autarcas, empresários, instituições e povo do Montijo. O que se fez nos últimos 45 anos foi imenso. Hoje temos um Montijo democrático, que dá a voz às pessoas, que garante os direitos sociais, que dá apoio à iniciativa do movimento associativo, que apoia e colabora com as empresas, assegurando a cidadania e a participação de todos”, disse o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta.
O autarca afirmou, ainda, que “hoje, os grandes ideais de Abril continuam válidos, desafiando a nossa capacidade para os realizar plenamente, ao serviço sempre dos montijenses, que estão presentes aqui nesta praça. Honremos, por isso, hoje, o movimento associativo e os montijenses que nos legaram esse movimento, saibamos também honrar a sua mensagem de igualdade e liberdade, num Abril renovado a todos os jovens e a todas as gerações”.
Recorde-se, que a nova Praça das Tertúlias é um investimento resultante das obrigações impostas pelo Município do Montijo ao promotor da urbanização Nossa Senhora da Atalaia. É uma obra que permite a requalificação daquela zona da cidade e que vai ao encontro da visão de desenvolvimento urbano defendida pela Câmara do Montijo.
Para além das bandeiras do município e das juntas de freguesia, a Praça da Tertúlias apresenta hasteadas as bandeiras da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Grupo Forcados Amadores de Montijo, Associação Cultural e Gastronómica “Casa das Bruxas”, Tertúlia S. Pedro, Escola Taurina do Montijo, Tertúlia Montijense, Tertúlia S. Sebastião, Tertúlia Passa Sede, Tertúlia O Aldeano, Tertúlia Grilo, Tertúlia Dias, Tertúlia Os Fraquinhos, Tertúlia Juventude Taurina, Tertúlia Aldegalega do Gin, Tertúlia Afición, Tertúlia da Amizade e Tertúlia Eu Te Amo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários