Centro histórico de Cercal do Alentejo vai ser requalificado

Autarquia de Santiago do Cacém investe 450 mil euros no Cercal 

A Câmara de Santiago do Cacém vai avançar com a requalificação do espaço público do centro histórico de Cercal do Alentejo, no interior do concelho, num investimento de 450 mil euros, revelou o presidente do município. A empreitada, que vai incidir na zona envolvente à Igreja Matriz e em alguns arruamentos da zona histórica da vila de Cercal do Alentejo, está inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano desenvolvido pelo município de Santiago do Cacém, do litoral alentejano.
Centro histórico vai ser requalificado 

"Vamos dar mais mobilidade às pessoas numa estratégia em que temos vindo a apostar, em que o turismo ganha cada vez mais importância. Ao requalificar as nossas vilas, aldeias e cidades, estamos a contribuir para atrair pessoas ao nosso território", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.
O projeto, financiado por fundos comunitários, inclui intervenções ao nível das infraestruturas elétricas, rede de águas e pluviais e alterações na zona de circulação rodoviária, que "passa a calçada em granito" e, nas zonas para peões, "com lajes em granito", explicou o autarca.
Serão alvo de requalificação as ruas da Parreira, Aldegalega e Guerra Junqueiro, no centro histórico de Cercal do Alentejo.
"Do ponto de vista turístico, Cercal do Alentejo é uma das freguesias com maior importância no concelho de Santiago do Cacém, integrando o percurso da Rota Vicentina, por onde passam milhares de turistas e esta é também uma forma de embelezar aquela zona que precisa de ser reabilitada", frisou o autarca.
Álvaro Beijinha disse prever que a operação de requalificação possa arrancar "até ao final deste ano", após o lançamento, "ainda durante o mês de Maio", do concurso público da empreitada.
O município alentejano anunciou ainda um investimento de 155 mil euros na reabilitação do Mercado Municipal de Cercal do Alentejo e zona envolvente, com a construção de uma nova cobertura, novas bancas, casas de banho e acessos, além da requalificação da rede elétrica do edifício.
"Prevemos lançar em Maio o concurso público para a requalificação do Mercado Municipal de Cercal do Alentejo, que, de todos os equipamentos do concelho, é o que está em piores condições, tendo um prazo de execução de quatro meses", concluiu o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários