Azeitão e Setúbal ganham três novos centros de saúde

Novos equipamentos chegam a São Sebastião, Bairro do Liceu e Azeitão em 2021

A Câmara de Setúbal aprovou o protocolo entre o município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a construção de três unidades de saúde no concelho de Setúbal. Não se sabe quando as obras possam arrancar, mas o documento, aprovado por unanimidade, aponta para conclusão da concretização em 2021. “De uma penada vemos aparecer três centros de saúde em Setúbal”, disse o vice-presidente Manuel Pisco referindo que as unidades estão previstas para as freguesias de São Sebastião, União das Freguesias de Setúbal e Azeitão. Esta ultima deve ser a localidade onde a construção arrancará primeiro, por o processo estar mais avançado. O protocolo é fruto da candidatura aos fundos comunitários para construção de “Unidade de Saúde de Azeitão, que na prática serão construídas duas unidades de saúde junto às piscinas de Azeitão, em terreno cedido pela autarquia”, explica a autarquia. 
Setúbal vai ter três novos centros de Saúde 

A Câmara de Setúbal aprovou, em  reunião pública do executivo, a celebração de um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a construção de três unidades de saúde no concelho.
Os equipamentos foram identificados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo no âmbito da proposta de mapeamento apresentada junto da Autoridade de Gestão do POR Lisboa 2020 para a submissão de candidaturas com uma taxa de cofinanciamento aplicável a cada operação de 50 por cento do investimento elegível.
Tendo em conta as insuficiências para a prestação de cuidados de saúde e a necessidade de promover a melhoria das condições em que os referidos cuidados são prestados à população abrangida, a autarquia e a ARS-Lisboa e Vale do Tejo comprometem-se a “realizar todas as diligências necessárias para a localização, conceção e construção dos edifícios destinados à instalação das unidades de saúde”.
O protocolo a celebrar entre as duas entidades define que o município cede os terrenos necessários à construção, até 2021, de três unidades de saúde com capacidade para atender mais de 68 mil utentes das freguesias de São Sebastião, Azeitão e União das Freguesias de Setúbal, [centro da cidade].
A execução do protocolo será "concretizada mediante a celebração de contratos-programa para cada uma das respetivas unidades de saúde, nos termos dos quais serão definidos os montantes de financiamento, os modos de pagamento, os encargos de cada uma das partes, bem como as funções das respetivas comissões de acompanhamento das obras a executar e o modo de fiscalização das empreitadas", explica a autarquia.
O município, além da cedência dos terrenos, tem a incumbência de "coordenar a fiscalização técnica da execução das empreitadas e realizar os arruamentos, estacionamento, infraestruturas de abastecimento de água, esgotos, eletricidade e comunicações, bem como os arranjos exteriores, assumindo os encargos daí decorrentes", realça o documento.
À ARS-Lisboa e Vale do Tejo compete o financiamento, num montante a definir, da elaboração dos projetos de execução e respetivas empreitadas de construção dos três novos equipamentos.

Utentes com novos equipamentos de Saúde 
A futura Unidade de Saúde de Santos Nicolau será constituída por uma unidade funcional com capacidade para atender 15.200 utentes e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados. O equipamento, junto ao Mercado da Conceição, vai dar lugar a um novo edifico a edificar na Praça de Portugal, no terreno baldio junto à bomba de gasolina da Chesetúbal e à Avenida Infante D. Henrique.
Já a Unidade de Saúde de Azeitão terá duas unidades funcionais para atender 11.400 utentes cada, num total de 22.800, e também uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.
Quanto à Unidade de Saúde de Setúbal, na qual ficará instalada a direção executiva do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, terá uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e duas unidades funcionais para atender 15.200 utentes cada, num total de 30.400. O novo edifício passará para o terreno na Praceta Maria Lamas, nas traseiras do Centro Comercial do Bairro do Liceu.
Este edifício vai, ainda, acolher a Unidade de Cuidados na Comunidade, a Unidade de Apoio à Gestão e a Unidade de Cuidados Paliativos do ACES.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários