Alcácer do Sal aprova empréstimo de um milhão

Autarquia recorre a empréstimo bancário para concluir Interface de Transportes e Parque Urbano

A Assembleia Municipal de Alcácer do Sal aprovou a contratação de dois empréstimos, num valor superior a um milhão de euros, para financiar as obras do Interface de Transportes e de um Parque Urbano. As duas empreitadas, que têm um custo total de quase 4,5 milhões de euros e um financiamento comunitário de 3,8 milhões de euros, são consideradas "de grande relevância para o concelho e, em particular, para a cidade" de Alcácer do Sal, segundo divulgou esta segunda-feira, o município do litoral alentejano.
Autarquia avança com obra prioritária no concelho 

De acordo com a autarquia, a contratação dos dois empréstimos, aprovada por maioria na mais recente reunião da assembleia municipal, destina-se a "aproveitar os fundos disponibilizados pela União Europeia".
A construção do Interface de Transportes começou em Novembro de 2018 e para o último trimestre deste ano está previsto o arranque da segunda empreitada para a construção do Parque Urbano de Alcácer do Sal.
"A segunda empreitada deve arrancar no último trimestre do ano, após obtenção do visto do Tribunal de Contas (TdC)", indicou a câmara municipal.
Considerando tratar-se de uma "oportunidade única", os dois empréstimos, um no valor de um milhão de euros e outro de 61 mil euros, serão contraídos junto de uma linha de financiamento do Banco Europeu de Investimento e da Caixa Geral de Depósitos, respetivamente.
Segundo o município, a operação será "combinada com a disponibilização de uma linha especial de financiamento do Banco Europeu de Investimento, criada para apoiar projetos comunitários aprovados, aliada "às atuais taxas de juro praticadas pelos bancos".

Parque Urbano de Alcácer do Sal já está em "andamento" 
"Vamos avançar com a reconversão urbanística do parque de feiras da cidade, a maior obra pública realizada pela câmara, que prevê melhorias nas redes de águas e elétrica, iluminação pública, mobiliário urbano e pavimentação, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença.
A proposta de adjudicação da obra foi aprovada pela maioria municipal (CDU), com duas abstenções dos vereadores do Partido Socialista (PS).
"Esta é a obra mais volumosa de sempre em empreitadas de obras públicas levadas a cabo pela câmara municipal", realçou o autarca.
A empreitada, que terá "a duração de cerca de dois anos", promete "transformar a imagem" do parque de feiras e exposições, onde atualmente se realiza a PIMEL - Feira do Turismo e das Atividades Económicas, e a zona envolvente à Praça de Touros da cidade com a construção "de um grande parque urbano".
"São intervenções marcantes no degradado parque de feiras, naquele que é o ciclo mais forte de investimento em toda a história do concelho", acrescentou o município.
O projeto prevê ainda a construção de parques de estacionamento e a colocação de equipamento urbano.
A empreitada junta-se ao Interface de Transportes, uma obra superior a milhão de euros, cuja construção já está em curso.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários