Começou a corrida pelo passe único em Setúbal

Utentes que trabalham em Lisboa poupam mais de 100 euros em transportes 

Os utentes dos transportes públicos estão a pedir o novo passe social Navegante com maior antecedência do que faziam com os anteriores títulos, disseram os funcionários das principais empresas do setor na cidade de Setúbal. "Há um aumento significativo dos pedidos do novo passe social e já estamos com uma sobrecarga de trabalho, com o dobro dos pedidos habituais nesta altura do mês", disse à agência Lusa a funcionária Marina Carvalho, da Loja de Apoio dos TST - Transportes Sul do Tejo, na estação rodoviária de Setúbal. "Os procedimentos para os pedidos e carregamento dos novos passes são exatamente os mesmos. E os novos passes, ao contrário do que acontecia anteriormente, têm a vantagem de permitirem o primeiro carregamento através de multibanco", acrescentou. O passe único entra em vigor esta segunda-feira, 1 de Abril.
Transportes vão ficar mais baratos em Abril  

Na estação ferroviária de Setúbal, onde há comboios diretos da Fertagus para Lisboa e da CP para o Barreiro, com ligação à capital através dos barcos da Soflusa, os pedidos de novos passes estavam a processar-se hoje de manhã dentro da normalidade.
"Até agora não notei grande alteração. Parece-me que há mais pessoas a pedirem o passe social face ao que é habitual nesta altura do mês, mas nada de muito significativo", disse à agência o funcionário de uma bilheteira da CP.
Os utentes dos transportes públicos mostraram-se ao final da manhã satisfeitos com a redução de preço dos passes sociais, que, para algumas famílias, pode representar uma poupança de mais de 100 euros nas despesas mensais com transportes.
"Claro que estou satisfeita, mas não há muito mais a dizer. Penso que é uma medida socialmente justa e que só peca por tardia, porque o preço dos passes sociais era incomportável para muitas famílias. Se o Estado tem dinheiro para tanta coisa que nem sequer devia pagar, também deve ter para ajudar a financiar o custo dos transportes públicos", disse à agência Lusa Fernanda Santos, enquanto aguardava pela vez para pedir o novo Navegante.
Até agora um passe social combinado, válido para a rodoviária Carris, para o Metro de Lisboa e para a empresa Fertagus, que faz a ligação ferroviária entre as duas margens do Tejo através da ponte 25 de Abril, podia custar mais de 150 euros.
A partir de 1 de Abril, o novo passe Navegante Metropolitano custa no máximo 40 euros mensais por utente e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa (AML), enquanto o Navegante Municipal custa no máximo 30 euros.
São também criados 18 passes Navegante Municipal, um para cada dos 18 concelhos que integram a AML e, neste caso, permite apenas viajar no concelho para o qual foi adquirido por 30 euros.
O cartão continua a ser o Lisboa Viva e pode ser carregado já a partir de 26 de Março, embora só funcione a partir de 1 de Abril. O carregamento decorre nos moldes atuais: balcões e máquinas dos operadores, online e em caixas multibanco.
As crianças até ao mês em que completam os 13 anos podem viajar gratuitamente em toda a AML com o cartão Lisboa Viva e são mantidos os atuais descontos para estudantes, reformados, pensionistas e carenciados, tendo como referência os novos preços.
O passe será válido nos 18 concelhos da AML, integrada pelos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
As alterações no valor dos passes sociais estão inseridas no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, que prevê que as Áreas Metropolitanas de Lisboa  e do Porto e as 21 Comunidades Intermunicipais  recebam um total de 104 milhões de euros do Fundo Ambiental, através do Orçamento do Estado de 2019.

Agência de Notícias com Lusa  

Comentários