Parque do Bonfim recebe novas árvores em Setúbal

A cidade está mais verde e mais bonita 

O Dia Mundial da Árvore e da Floresta foi assinalado no Parque do Bonfim, em Setúbal, com uma iniciativa de plantação de árvores que envolveu a participação de cerca de quatro dezenas de crianças. A ação, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, permitiu embelezar o lado norte do parque, com doze novas árvores de seis espécies diferentes, concretamente tílias, bauhínias, amieiros, uma ameixeira de jardim, um cedro e uma ginkgo biloba. “É cada vez mais necessário cuidar e ampliar os espaços verdes da cidade, devido ao aumento da temperatura. O Bonfim é um dos parques mais importantes da cidade. Por isso, hoje é um bom dia para plantar árvores para substituir as que tivemos de abater por motivos de doença e queda iminente”, assinala a vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro.
Crianças plantaram árvores no Bonfim  

A primavera começou soalheira, por isso as educadoras do Infantário Popular do Bonfim decidiram levar um grupo de crianças, entre os 3 e os 6 anos, a passear pelo parque para comemorar o Dia Mundial da Árvore.
A curiosidade desperta as crianças e as educadoras que se aproximam do local onde funcionários municipais abriram covas e prepararam o terreno para plantar os novos espécimes.
Teresa Lourenço, da Divisão de Espaços Verdes da autarquia, desafia os pequenos a colaborar e a resposta é positiva. “Vamos plantar uma árvore!”, gritam entusiasmados.
“Já algum de vocês plantou uma árvore? De que é que elas precisam para crescer”, pergunta o chefe da Divisão de Espaços Verdes, Sérgio Gaspar.
Atentos, os pequenos ouvem as explicações sobre tudo o que é necessário para as plantas crescerem, enquanto funcionários municipais colocam uma ameixeira de jardim na cova. “Quem quer ajudar na plantação?”
Todos querem contribuir. Por isso, são distribuídos pequenos sachos com os quais as crianças vão apanhar a terra e cobrir as raízes da árvore.
Artur é o primeiro a pegar no sacho e gosta tanto da tarefa que não quer passar a vez a ninguém. É a educadora Paula que o avisa. “Artur, deixa o Pedro trabalhar um pouco agora”.
Com a cova totalmente coberta, é altura de regar com água e, novamente, todos querem participar, o que leva a educadora a ter uma ideia.
“Agora esta é a nossa árvore. Cada vez que viermos ao Parque do Bonfim, temos de a visitar. Querem dar-lhe um nome?”
As crianças anuem e a escolha é fácil. A “Árvore da Amizade” marca um dia diferente e especial e todos batem palmas, felizes por terem contribuído.
Para a vereadora Carla Guerreiro, a ação organizada pela Câmara de Setúbal não poderia ter corrido melhor.
“Este grupo de crianças que se juntou a nós vivenciou aquilo que as professoras lhes queriam transmitir em relação à importância das árvores e de assinalarmos o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Foi uma iniciativa muito interessante”, concluiu a vereadora.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários