Montijo e Afonsoeiro focam atenção no espaço público

Autarcas estiveram no Afonsoeiro, Alto das Vinhas Grandes, Charqueirão e Colinas do Oriente

O executivo municipal do Montijo deu continuidade ao ciclo de visitas pelas freguesias do concelho, com a deslocação ao território da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro. Aos autarcas da câmara, juntou-se o executivo da freguesia, liderado pelo presidente da junta, Fernando Caria, numa visita extensa que percorreu os diversos bairros e permitiu verificar, in loco, as intervenções recentemente efetuadas no espaço público e outras que necessitam de ser executadas. No centro da cidade, Nuno Canta, Fernando Caria e a restante comitiva deram particular atenção à Frente Ribeirinha e as questões da reabilitação urbana. Estiveram, ainda, no Bairro da Caneira, onde os moradores solicitaram mais iluminação na estrada que liga o Montijo ao Samouco, e no Bairro do Saldanha, a analisar a futura intervenção na Praceta Cidade de Braga.
Autarcas foram ouvir a população da freguesia 

No dia passado na zona do Afonsoeiro, Alto das Vinhas Grandes, Charqueirão e Colinas do Oriente, os principais assuntos prenderam-se com a necessidade de marcação de lugares de estacionamento junto ao Centro de Saúde de Afonsoeiro, a poda de árvores em ruas no Alto das Vinhas Grandes, a limpeza e corte de ervas no Charqueirão e a colocação de pavimento nas áreas de circulação do Jardim da Praça da Paz para facilitar a mobilidade dos cidadãos.
Procurando dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas instituições de solidariedade social, no primeiro dia de visita teve lugar uma reunião com as instituições que oferecem respostas sociais no território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.
As instituições apontaram como principais problemáticas a necessidade de instalações próprias ou de obras nos edifícios existentes, assim como o reforço das parcerias com as autarquias e entre as próprias instituições.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, enalteceu "o papel fundamental destas instituições na integração social, no combate à exclusão e no apoio à população de maior vulnerabilidade" e mostrou a disponibilidade da câmara "para continuar a cooperar com as instituições, no sentido da resolução de alguns dos problemas apresentados".
Nas reuniões com os munícipes, destacou-se a presença da Associação de Moradores das Colinas do Oriente que colocou aos autarcas um conjunto de intervenções que são necessárias realizar no espaço público daquele bairro, entre as quais a colocação de passadeiras sobreelevadas na Avenida Rainha Santa Isabel e a requalificação da fonte localizada na Praça da Liberdade.
Durante o dia, os autarcas da câmara e da junta já tinham estado nas Colinas do Oriente. Nuno Canta indicou, assim, aos munícipes que a câmara irá efetuar "a sobreelevação de uma das passadeiras da Avenida Rainha Santa Isabel, para tentar minimizar as velocidades praticadas pelos automobilistas", e irá "demolir a fonte e nivelar o pavimento no local, já que existe concordância com a comissão de moradores para a execução da intervenção".
A próxima visita do executivo municipal terá lugar no dia 25 de Março, à União das Freguesia de Pegões.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários