Montijo dedicou dia à União das Freguesias de Pegões

Educação e espaço público marcam visita às freguesias de Pegões

O executivo municipal do Montijo esteve em Pegões, no âmbito do ciclo de visitas que estão a efetuar às diferentes freguesias do concelho. Os autarcas da câmara foram recebidos pelo executivo da Junta da União das Freguesias de Pegões, liderado por António Miguens. Ao longo do dia foram abordadas as principais questões que preocupam os autarcas da freguesia e os seus munícipes, entre as quais a educação e diversas intervenções no espaço público. O presidente da junta manifestou a necessidade de construção do Centro Escolar de Pegões para ser possível rentabilizar custos e recursos, tendo o presidente da Câmara do Montijo indicado que "há convergência de vontades entre as duas autarquias nesse sentido, que já existe projeto e que a obra custará cerca de quatro milhões de euros, perspetivando-se a sua execução nos próximos anos", revelou Nuno Canta. 
Autarcas atentos aos problemas de Pegões 

Relativamente ao espaço público, falou-se da requalificação da zona envolvente à sede da junta de freguesia com a criação de um espaço verde no local; de uma intervenção necessária no estacionamento e passeios junto à rotunda de Pegões, como forma de dotar o local com melhores condições de segurança; e de asfaltamentos e repavimentações em diversas artérias da freguesia.
Houve, ainda, oportunidade para visitar o Centro de Ação Social e Cultural das Faias e a Associação do Lar de Idosos de Pegões, para contactar diretamente com dirigentes, trabalhadores e utentes e ouvir as principais necessidades destas duas instituições que contribuem de forma muito importante para as respostas sociais existentes em Santo Isidro e em Pegões.
Nota, ainda, para as visitas a uma empresa produtora de morangos, que é um exemplo da diversidade da atividade económica da região Este do concelho do Montijo, e ao campo de futebol de Pegões onde será instalada um relvado sintético, numa obra no valor de 99 mil e 250 euros, que irá receber 49 mil e 600 euros de financiamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, sendo o restante valor suportado em igual medida pela câmara municipal e pela junta de freguesia.
Como habitualmente, o dia terminou, na sede da junta de freguesia, numa reunião com os munícipes que quiseram colocar as suas questões ao presidente da câmara e restante executivo.

Munícipes questionam autarcas 
Novamente, a educação e o espaço público voltaram a marcar as intervenções. Os munícipes colocaram questões relacionadas com obras na EB de Pegões Velhos, nomeadamente a reparação da cobertura no local onde as crianças tomam o lanche e a existência de fissuras nas vidraças do mesmo local. Demonstraram, ainda, preocupação com a velocidade excessiva praticada pelos automobilistas na Estrada Nacional 4, sobretudo junto à localidade de Pegões, e questionaram a necessidade de pavimentação da Avenida da Liberdade, nas Faias.
Nuno Canta referiu que a autarquia "já tinha procedido a obras de isolamento da cobertura e pintura exterior na EB de Pegões Velhos" e que iria indicar aos serviços para "verificar as questões apresentadas". Tanto o presidente da câmara, como a vereadora do pelouro da Educação, Maria Clara Silva, manifestaram que a educação e todas as suas componentes, desde as infraestruturas às refeições escolares, "são uma prioridade sempre assumida pela câmara, que já fez um longo trabalho nesta área e que irá continuar esse caminho, no caso concreto de Pegões, com a construção do Centro Escolar", disse a responsável pela educação, Maria Clara Silva.
Sobre os problemas de velocidade na Estrada Nacional 4 falou-se da possibilidade de semaforização junto à rotunda de Pegões para minimizar o problema e da falta de civismo dos condutores, que deveriam respeitar os limites de velocidade dentro das localidades. Relativamente à Avenida da Liberdade, nas Faias, o presidente da câmara assegurou que "a sua pavimentação está para breve", concluiu Nuno Canta.
A próxima e última visita à freguesia do executivo municipal está agendada para 2 de Abril, na União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários