Exposição sobre a Gaita de fole em Pinhal Novo

“Palmela é Música” inaugura este sábado no Museu da Música Mecânica

A Câmara de Palmela inaugura, este sábado, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, a Exposição “Paisagem sonora - a Gaita de fole”, que vai ficar patente neste espaço museológico até 2 de Outubro. A iniciativa integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área da Música, constituindo-se como mais uma oportunidade de sublinhar publicamente o comprometimento do município e dos parceiros neste processo. A inauguração da Exposição está marcada para as 16h30 e vai contar a participação especial da Orquestra de Foles da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles.
Gaita de fole é presença nas festas do concelho 

"A Gaita de fole é um instrumento musical que tomou forma a partir da matéria-prima disponível na natureza, começando por preencher a imensidão dos pastos com um som inconfundível. Vibrante e estridente, é eco que traduz a personalidade de quem lhe dá a melodia".
O repertório, maioritariamente de tradição oral, foi passando de geração em geração, num movimento de sobrevivência do instrumento e dos músicos, gaiteiros de alma cheia.
"Atualmente, reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais. É paisagem sonora que nos fascina e que tem expressão singular no concelho de Palmela", sublinha a autarquia. 
A Exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no Concelho de Palmela, é organizada pelo município, em parceria com o Museu da Música Mecânica, o FIG - Festival Internacional de Gigantes, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, o Círio dos Olhos d’Água, o Círio da Carregueira e o Bardoada – O Grupo do Sarrafo.
A mostra vai poder ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h30 às 18 horas (encerra no domingo de Páscoa), sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu. 
Aos visitantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.

Mostra dá o mote a programa de atividades

O Museu Municipal de Palmela vai dinamizar, em Abril, um conjunto de atividades, no âmbito da Exposição “Paisagem sonora: a Gaita de fole”. Páscoa 2019 - Férias a crescer… “A Gaita de fole” será o tema do programa de ocupação dos tempos livres dos mais jovens nas férias da Páscoa deste ano. As atividades vão decorrer das 10h30 às 12 horas e das 14h30 às 16h30, no dia 10, para crianças dos 6 aos 8 anos, e no dia 11, para crianças dos 9 aos 11 anos (limite de 25 crianças por grupo).
O ponto de encontro é no Castelo de Palmela/Atelier do Serviço Educativo. A participação é gratuita (mediante inscrição prévia e por ordem de chegada, até ao dia 3 de Abril) para residentes, estudantes e filhos de trabalhadores no concelho.
No âmbito da Exposição, vai também realizar-se, a 13 de Abril, a “Oficina de palhões e afinação de Gaita de foles”, pela Oficina Sons da Música (Victor Félix e Mário Estanislau). A Oficina vai decorrer no Museu da Música Mecânica, das 10 às 12h30 e das 14 às 17 horas, com um número mínimo de oito participantes e máximo de 12. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada.
As inscrições para estas duas atividades devem ser efetuadas através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212 336 640.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários