Distrito de Setúbal com presença forte na BTL

Seixal leva a baía, a Mundet e novos hotéis para impressionar. Mas toda a região vai mostrar o que melhor faz 

Na feira de turismo de Lisboa, Macau e Lisboa são os destinos em foco, mas os holofotes recaem também sobre o município convidado: ao Seixal não lhe faltam projectos para atrair mais turismo. À 31.ª edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de quarta-feira a domingo, no Parque das Nações, o Seixal torna-se uma das estrelas maiores da maior feira de turismo do país como o “município convidado”. Com uma baía única, integrada no estuário do Tejo, e uma ampla frente ribeirinha, o Seixal "apresenta todas as condições para se assumir como um destino turístico na região da grande Lisboa", resume-se na apresentação da BTL. A ajudar, a “recente requalificação da frente ribeirinha” que veio dar “um novo fôlego” a este concelho do distrito de Setúbal. Montijo, Alcochete, Moita, Palmela, Almada e Sesimbra também irão estar em destaque na maior feira de turismo do país. À semelhança dos anos anteriores, os primeiros dois dias são apenas para profissionais. A feira abre ao público na sexta-feira, às 18 horas. No fim-de-semana, abre ao meio-dia e é para todos. A entrada custa seis euros e há descontos para estudantes, seniores e crianças.
Região mostra-se na maior feira de turismo do país 


Na feira é de esperar que a “história, tradição e actividades náuticas de recreio” do “município convidado”, que se quer afirmar como “"moderno e cosmopolita”, sejam o mote. Em destaque estarão particularmente a Estação Náutica da Baía do Seixal, mas também novos projectos.
Entre eles, o Hotel Mundet, um projecto de reconversão de espaços da antiga fábrica corticeira, que chegou a ser a maior do país no sector, nascida em 1905 e encerrada em 1988. Depois do abandono, viria a ser gradualmente recuperada (como espaço museológico, casa de diversas iniciativas ou zona cultural, de lazer e restauração).
Agora, vem aí mais uma nova vida na Mundet, a da hotelaria. O Hotel Mundet será o primeiro hotel de quatro estrelas da frente ribeirinha do Seixal, terá 84 apartamentos, piscina, bar, solário, lounge e, claro, terá a cortiça como tema. A obra, um investimento de cerca de 7,5 milhões de euros, foi adjudicada em Dezembro e a abertura deverá ocorrer em 2021.
Mas não é o único projecto hoteleiro e turístico: há novos e muitos investimentos destinados a “reabilitar a área” e dar-lhe mais atracção e actividades, incluindo o hotel Quinta da Trindade, um eco resort na “restinga da Ponta dos Corvos”, o Largo dos Restauradores, o hotel e porto de recreio da Amora e o porto de recreio do Seixal. A estes juntam-se também a recuperação da Quinta da Fidalga para unidade hoteleira e a criação de um novo equipamento turístico integrado no projecto Seixal Vila Hotel”, que terá um conceito local: “dar a conhecer a vida de uma vila piscatória junto à capital”.
A indicação do Seixal para Município Convidado da BTL foi resumido, na altura do anúncio, pela directora da feira, Fátima Vila Maior, como uma “escolha” que “premeia o esforço de reconversão e excelente trabalho” desenvolvido pelo concelho na “promoção da sua identidade histórica e cultural”. O objectivo assumido: que a participação na feira “estimule o turismo, assim como empresas e operadores a investirem mais e melhor numa região com tanto para oferecer”.

Montijo na BTL com a presença de Elisabete Jacinto e das festas de São Pedro
O Município do Montijo volta a mostrar as suas potencialidades turísticas, económicas e culturais na Bolsa de Turismo de Lisboa.  Este ano, no dia 16 de Março, estará presente uma montijense de referência do panorama desportivo nacional: a piloto Elisabete Jacinto.
Durante os cinco dias de certame, a Câmara Municipal do Montijo, em parceria com diversas entidades do concelho, vai promover as tradições, as atividades económicas, as festividades, o desporto de natureza, entre outros fatores turísticos distintivos do concelho.
Presente no stand da Entidade de Turismo da Região de Lisboa, o Montijo preparou para o dia da abertura, 13 de Março, uma degustação do Real Gin Moscatel, da Destilaria Real, de Pegões, às 11 horas, e uma prova de doces e compostas do projeto Cercima Sabores, às 16 horas. Na abertura da BTL estará também presente a Miss Capital da Flor 2018, que irá distribuir flores aos visitantes.
Apostando nos produtos locais, no dia 14 de Março, a partir das 12h30 é oferecida uma prova de vinhos da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, numa parceria com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal.
À tarde, às 16h30, os responsáveis pela Herdade do Moinho Novo estarão presentes no stand do Município do Montijo para dar a conhecer este projeto de turismo rural, localizado na Freguesia de Canha. De seguida, uma nova degustação de sabores locais, desta vez pelos Sabores da Quinta.
No dia 15 de Março, estarão em destaque dois espaços localizados na zona rural do concelho: às 10h30, o Sirius Park Eco Camping, que desenvolve atividades lúdicas e educativas para jovens e crianças; e às 19h30, a Quinta das Riscas, um espaço de eventos particulares e de corporate. 
Neste dia, às 13h30, haverá ainda um momento de artesanato em vidro ao vivo pelo artesão Alexandre Henriques do Atelier Made Ká.
Porque o Montijo tem o campo aqui tão perto, o sábado, 16 de Março, será dedicado à promoção das potencialidades turístico-desportivas da zona rural do concelho, com a presença da piloto Elisabete Jacinto.
Para finalizar, no domingo, 17 de Março, o destaque vai para as Festas Populares de São Pedro com degustação de massinha de peixe, confecionada e servida por pescadores, demonstração de artes de toureio e animação com charanga.

Mercado Caramelo, Feira Agrícola do Poceirão e vinhos mostram Palmela 
Mercado Caramelo fecha este ano a BTL 
O Município de Palmela vai estar representado na Bolsa de Turismo de Lisboa, a convite da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
Além do calendário anual de eventos – composto por iniciativas como o Festival Queijo, Pão e Vinho, Mostra de Vinhos em Fernando Pó, Mercado Caramelo, Festival Internacional de Gigantes, Palmela Wine Jazz e Feira Medieval de Palmela - a representação de Palmela na BTL conta, entre outros momentos, com provas de vinhos da Península de Setúbal, pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, artesanato ao vivo, animações diversas para promoção de iniciativas, recriações de um “Mercado Caramelo”, em Pinhal Novo, com oferta de sopa caramela, além das presenças da Rainha e Damas de Honor das Vindimas 2018 e elementos da organização da Feira Comercial e Agrícola de Poceirão, em representação das tradições locais.

Alcochete apresenta festival do Fado e o Festival Internacional de Papagaios 
O Município de Alcochete vai promover as suas potencialidades turísticas, identidade e história locais naquela que é considerada como a maior plataforma de contactos em Portugal relacionada com o Turismo, com um espaço integrado no stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
A promoção turística do território assentará nos eixos estratégicos de Natureza, Gastronomia, História e Cultura. "A participação do município no certame contará com a parceria de vários empreendedores e agentes económicos com intervenção na atividade turística local", diz a autarquia.
Os produtos endógenos de Alcochete vão ser objeto de destaque com a oferta aos visitantes de sal das Salinas do Samouco, licor de Fogaça e doces tradicionais de Alcochete, nomeadamente, Arroz Doce de Alcochete e Fogaças gentilmente oferecidas pelas Padarias Piqueira, Popular e Sena.
Nos vários dias do certame o Município de Alcochete vai promover um conjunto de iniciativas de promoção da oferta turística local onde se destaca a apresentação do Festival do Fado Alcochete, no sábado à tarde, e apresentação do Festival Internacional de Papagaios de Alcochete, no domingo à tarde. 
Consulte aqui a programação do concelho de Alcochete. 

Doçaria, desporto náutico, dança e Arte Xávega em destaque em Almada 
No espaço da Câmara de Almada vão estar nove agentes económicos do concelho que, em conjunto com a autarquia, pretendem desafiar os visitantes a experimentar Almada.
Estão previstas degustações gastronómicas, demonstrações de Arte Xávega, provas desportivas e a divulgação de alguns dos principais momentos da agenda cultural de Almada, como a Festa da Casa da Cerca, a Quinzena da Dança, o Trafaria Comprova ou o Caparica Primavera Surf Fest.
No fim-de-semana de 18 e 19 de Março, à tarde, a escola almadense Elisiário.com promove a 5.ª edição da regata de Windsurf, classe RS:ONE, na Marina Parque das Nações.
Também nestes dias, mas da parte da manhã, será possível experimentar gratuitamente a modalidade big stand up sup.
Almada vai também estar representada no pavilhão da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

Moita apresenta Património do Tejo e Romaria a Cavalo 
Moita vai apresentar Feira Medieval de Alhos Vedros 

À semelhança de anos anteriores, o município da Moita participa na BTL. No seu espaço, inserido na Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, o concelho dá a conhecer as suas potencialidades, através de vários materiais informativos sobre a oferta turística no concelho, nomeadamente o novo Percurso Turístico Audioguiado “Gaio, Rosário e Sarilhos Pequenos, Conta-me Histórias” e a XIX Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo, de 24 a 28 de Abril que será apresentada no sábado à tarde.
Além da representação no espaço da Entidade Regional de Turismo, o concelho da Moita "vai ter também um espaço próprio para apresentação da cultura ribeirinha e do projeto 'Moita, Património do Tejo', que será apresentado na sexta-feira às 15 horas. 
No último dia da feira, há a atuação do Grupo de Danças Antigas “Alius Vetus”, destinada a promover a 12ª Feira Medieval de Alhos Vedros sob a temática “Na Corte de El-Rei D. Fernando, o Formoso” (7-12 Junho).
De referir que o audioguia “Gaio, Rosário e Sarilhos Pequenos, Conta-me Histórias”, dará a conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos, conduzindo os visitantes por vários pontos de interesse: Sítio das Marinhas, Sítio Arqueológico e Parque das Canoas, no Gaio; Pátio e Coreto, Antigo Centro de Depuração de Ostras do Tejo, Capela de Nossa Senhora do Rosário e Miradouro e Praia Fluvial, no Rosário; Capela de Nossa Senhora da Graça e Estaleiro Naval de Jaime Costa, em Sarilhos Pequenos.

Sesimbra apresenta nova imagem 
A nova imagem de Sesimbra, apresentada no verão de 2018, vai estar em destaque no stand do município durante a 31.ª Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior certame turístico nacional, que decorre até 17 de Março, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
Composta exclusivamente pela palavra “Sesimbra”, a nova imagem está associada a "um conceito de marca territorial e foi mais um passo importante para a afirmação de Sesimbra como destino turístico, para a captação de investimento e para a coesão do município", diz a autarquia. 
Enquadrado no espaço da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, "vai também dar a conhecer a nova coleção de produtos promocionais de Sesimbra, inspirada nas tradições e na arte de rua, que existe por toda a vila", refere a autarquia. 
O município participa desde 2006 no certame, encarado como uma excelente oportunidade para divulgar todo o seu potencial turístico.

Barreiro mostra os melhores doces de Portugal 
À semelhança dos anos anteriores, o Barreiro estará instalado no stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa  juntamente com os outros municípios que a integram.
No âmbito do concurso das 7 Maravilhas Doces de Portugal, a Câmara do Barreiro "irá apoiar as pastelarias da região na inscrição dos seus produtos. A concurso estarão a Pastelaria Moderna, a Coffeetaria, a Santa Coina e a Padaria da Vila".
As Bolas de Manteiga, o Cremoso de Moscatel, o Negrito, Coininhas; Folar de Mel de Coina; Pastéis do Cócó; Travesseiros de Coina e o Toucinho do Céu Escangalhado de Santa Coina são algumas dos "doces" a provar durante os cinco dias da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Comentários