Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 29 de março de 2019

Circuito Urbano de Pinhal Novo passa a ser gratuito

Munícipes passam a não pagar nada para andar no autocarro urbano 

A utilização do Circuito Urbano de Pinhal Novo vai passar a ser gratuita, até à sua integração na concessão de transporte público rodoviário. Com esta medida, a Câmara de Palmela "procura incentivar os munícipes a utilizarem o transporte público nas suas deslocações, num momento de mudança no setor". 
Serviço será gratuito mas é medida provisória 

O uso promocional gratuito do Circuito Urbano de Pinhal Novo junta-se à forte redução nos preços dos passes (Navegante Municipal a 30 euros e Navegante Metropolitano a 40 euros), pela qual a autarquia "trabalhou no quadro da Área Metropolitana de Lisboa e na qual investe mais de um milhão e duzentos e cinquenta mil euros por ano", contribuindo para aquilo que o presidente Álvaro Amaro considerou como uma "uma autêntica revolução em matéria de mobilidade e coesão territorial". Com esta inovação quem se desloca de Palmela para a capital, poupa cerca de 100 euros mensais. A medida entra em vigor já esta segunda-feira, 1 de Abril.
"O município de Palmela tem estado fortemente empenhado neste processo já que, pelas suas características próprias – a maior extensão da Área Metropolitana de Lisboa, com 465 quilómetros quadrados e povoamento disperso – tem sido dos mais penalizados com uma maior ausência de respostas de transportes e de respeito pelos níveis mínimos de cobertura", disse a autarquia.
Espera-se, com este pacote de medidas, que implica um forte investimento dos municípios, "fortes vantagens para as populações, a nível económico e, a médio prazo, com um aumento da oferta de respostas, mas também, para os territórios, com ganhos ambientais e de ordenamento, por via da redução das viaturas nas cidades e nas estradas", sublinhou Álvaro Amaro, presidente da câmara de Palmela.

Gratuito e provisório 
"Quando o Circuito Urbano de Pinhal Novo integrar a concessão de todos os transportes rodoviários, terão de ser aplicadas as tarifas em uso para toda a rede. Até lá, e tratando-se de um serviço muito específico e fora da atual concessão, o município aplica esta medida de incentivo", explicou a autarquia em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
"Os modos suaves de deslocação, como andar a pé ou de bicicleta, e o uso do transporte público coletivo são essenciais para a redução das emissões de carbono e de outros gases com efeito de estufa", diz ainda a autarquia.
Recorde-se que, no início de 2017, o Circuito Urbano de Pinhal Novo foi melhorado, abrangendo novas zonas, o horário passou a ser rígido, facilitando a organização de passageiras e passageiros e o serviço foi alargado aos sábados de manhã e ao domingo de mercado mensal, facilitando, deste modo, as compras no comércio local, associadas ao transporte sustentável.
Consulte aqui os horários e o percurso do transporte urbano de Pinhal Novo.

Agência de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010