Almada lançou orçamento participativo jovem

Autarquia tem 30 mil euros para as melhores ideias dos jovens para o concelho  

A partir desta quinta-feira, a Câmara de Almada tem aberto um programa de orçamento participativo jovem, denominado por Orçamento Participativo Jovem de Almada, para jovens, escolas e associações que trabalham com a juventude submeterem propostas de “soluções e prioridades” para o concelho do Distrito de Setúbal. “Há trinta mil euros disponíveis para concretizar as boas ideias para o concelho”, fez saber a autarquia em comunicado. Elegíveis para submeterem propostas estão os jovens entre os 16 e os 35 anos idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Almada.
Jovens preparam futuro em Almada 

“Promover o diálogo entre jovens” e “incentivar à participação cívica” para identificação de problemas e soluções na região almadense é o grande objetivo da Câmara de Almada.
Elegíveis para submeterem propostas ao abrigo do Orçamento Participativo Jovem estão os jovens entre os 16 e os 35 anos idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Almada.
As propostas podem ser entregues a partir desta quinta-feira, 28 de Março, até ao dia 28 de Maio, presencialmente nas Casas Municipais da Juventude de Cacilhas (Ponto de Encontro) e no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, em Laranjeiro. Também está disponível um formulário online.
O orçamento participativo jovem é um instrumento de participação e de diálogo que tem vindo a ser implementado por vários municípios a nível nacional, permitindo o estreitamento de relação da população juvenil com a cidade e uma participação efetiva e ativa dos jovens na gestão pública local. 
"Considera-se que a implementação do orçamento participativo jovem será um importante contributo na aproximação das políticas públicas às necessidades da juventude, suas ambições e expectativas, promovendo a interação entre eleitos, técnicos e jovens munícipes na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida do concelho", explica a autarquia.
O Forum Municipal Romeu Correio, em Almada, recebeu esta quinta-feira, uma sessão de lançamento do Orçamento Participativo Jovem de Almada.

Agência de Notícias

Comentários